Modalidades do curso de Matemática da Fundação Educacional de Bauru

um ensaio para problematizações acerca da ênfase na formação específica nos cursos de formação de professores

Resumo

Nesse artigo, é apresentado um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, cujo objetivo é tecer compreensões históricas sobre o curso de Matemática da Fundação Educacional de Bauru (FEB), incorporada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), à luz da História Oral. O recorte temporal do estudo se estende da criação do curso à incorporação da referida instituição pela UNESP, 1969 a 1988. Foram constituídas, como fontes historiográficas em situações de entrevista, narrativas de docentes e estudantes que vivenciaram o curso em tela no período tematizado. A análise dos dados está sendo feita pelo estudo individual e do conjunto das narrativas, já transcritas e textualizadas, em que são atribuídos significados plausíveis às memórias dos depoentes, alicerçados em referencias teóricos e no cotejamento com fontes de naturezas heterogêneas. Ao longo de sua existência na FEB, o curso de Matemática assumiu as modalidades licenciatura plena, bacharelado e licenciatura em Ciências com habilitação. As narrativas dos depoentes revelam que, em todas elas, havia uma ênfase na formação específica, que aproximava a formação dos professores à dos bacharéis. Os dados parciais dessa investigação evidenciam as potencialidades do estudo desse curso específico para a ampliação das compreensões acerca da formação de professores no Brasil e para uma escrita plural da História da Educação Matemática brasileira.

Biografia do Autor

Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru; Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM).

Maria Ednéia Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro; professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, ambos da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru; Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM).

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Johansen, M. C. B. C., & Martins, M. E. (2022). Modalidades do curso de Matemática da Fundação Educacional de Bauru. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16675
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)