Fundações educacionais e a expansão do ensino superior no Brasil

um prelúdio a uma análise

  • Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen Universidade Estadual Paulista
  • Maria Ednéia Martins Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista

Resumo

O objetivo desse artigo é divulgar uma pesquisa de doutorado em andamento que propõe um estudo historiográfico do curso de Matemática da Fundação Educacional de Bauru, à luz do referencial metodológico da História Oral. A partir da análise dos dados emergentes das seis narrativas constituídas, foram identificadas quatro tendências de análise associadas à historicidade do curso em tela: a ênfase na formação específica em Matemática, as transformações na estrutura do curso, as implicações do contexto político e o papel das fundações educacionais no oferecimento de cursos de nível superior no Brasil. Tomando a última tendência como mote para um primeiro exercício de análise, é apresentado um breve panorama sobre as fundações educacionais, com destaque para o papel das fundações municipais na expansão e interiorização do ensino superior nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Ao mesmo tempo, excertos das narrativas trazem ao diálogo elementos associados à Fundação Educacional de Bauru, propriamente dita. Embora tenham sido tratadas como exceção pela legislação então vigente, as fundações educacionais tiveram um boom entre as décadas de 1960 e 1980, exercendo um papel fundamental na democratização do acesso a cursos de graduação, em um cenário em que a oferta de vagas nas instituições públicas federais e estaduais era limitada e restrita, em geral, aos grandes centros.

Publicado
2025-03-11
Como Citar
Boaretti Cavenaghi Johansen, M. C., & Martins, M. E. (2025). Fundações educacionais e a expansão do ensino superior no Brasil. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22037
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)