Fundações educacionais e a expansão do ensino superior no Brasil
um prelúdio a uma análise
Resumo
O objetivo desse artigo é divulgar uma pesquisa de doutorado em andamento que propõe um estudo historiográfico do curso de Matemática da Fundação Educacional de Bauru, à luz do referencial metodológico da História Oral. A partir da análise dos dados emergentes das seis narrativas constituídas, foram identificadas quatro tendências de análise associadas à historicidade do curso em tela: a ênfase na formação específica em Matemática, as transformações na estrutura do curso, as implicações do contexto político e o papel das fundações educacionais no oferecimento de cursos de nível superior no Brasil. Tomando a última tendência como mote para um primeiro exercício de análise, é apresentado um breve panorama sobre as fundações educacionais, com destaque para o papel das fundações municipais na expansão e interiorização do ensino superior nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Ao mesmo tempo, excertos das narrativas trazem ao diálogo elementos associados à Fundação Educacional de Bauru, propriamente dita. Embora tenham sido tratadas como exceção pela legislação então vigente, as fundações educacionais tiveram um boom entre as décadas de 1960 e 1980, exercendo um papel fundamental na democratização do acesso a cursos de graduação, em um cenário em que a oferta de vagas nas instituições públicas federais e estaduais era limitada e restrita, em geral, aos grandes centros.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado