Uma Hermenêutica dos livros da coleção O Professor de Matemática em Ação de responsabilidade do professor Ruy Madsen Barbosa.
Resumo
Este texto visa apresentar os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, ainda em andamento, que objetiva produzir uma hermenêutica de uma coleção de cinco livros intitulada O Professor de Matemática em Ação. Esta coleção possui vínculos bastante fortes com a Matemática Recreativa e foi publicada pelo professor Ruy Madsen Barbosa, entre os anos de 2009 e 2014, pela Autêntica Editora. O referencial teórico e metodológico utilizado para produzir nossos dados e para tecer as nossas análises nesta pesquisa é a Hermenêutica de Profundidade, de acordo com as considerações de John Brookshire Thompson. Dentre os resultados que trazemos neste texto temos: um breve relato sobre a história de vida do professor Ruy Madsen, algumas informações relativas aos livros que fazem parte desta coleção, algumas interpretações iniciais e parciais sobre essas obras e acerca da nossa compreensão sobre o que vem a ser a expressão Matemática Recreativa. Salientamos aqui também, nas nossas considerações finais, a relevância deste tipo de pesquisa que se volta a problematizar obras presentes em acervos de livros antigos em geral e acervos pessoais em particular, para a preservação da história cultural de nosso país.
Referências
Barbosa, R. M. (2009a) Conexões e Educação Matemática: Brincadeiras, explorações e ações. (Vol. 1, Série O professor de matemática em ação). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Barbosa, R. M. (2009b) Conexões e Educação Matemática: Brincadeiras, explorações e ações. (Vol. 2, Série O professor de matemática em ação). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Barbosa, R. M. (2012) Conexões e Educação Matemática: Belas formas em caleidoscópios, caleidosciclos e caleidostrótons. (Vol. 3, Série O professor de matemática em ação). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Barbosa, R. M. (2013) Geoplanos e Redes de Pontos: Conexões e Educação Matemática. (Vol. 4, Série O professor de matemática em ação). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Barbosa, R. M. (2014) Aprendendo com Jogos: Conexões e Educação Matemática. (Vol. 5, Série O professor de matemática em ação). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Lima. F. R. de. (2006) GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática e a Formação de Professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. (Dissertação Mestrado em Educação Matemática). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica.
Lopes, A. J. (2018). A perspectiva Didática da Matemática Recreativa de Malba Tahan. Revista de Educação Matemática, 15(19), 223–234.
Martins-Salandim, M. E. (2012). A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo. Um exame da década de 1960. (Tese Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista.
Milanez, N. C. (2020) A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo. (Dissertação em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista.
Picado, J., Martins, P. M. (2014). Matemática Recreativa. Boletim da SPM, 71, 97-111.
Rodrigues, Z. G. M. (2010) O Movimento da Matemática Moderna na Região de Ribeirão Preto: uma paisagem. (Tese Doutorado em Educação). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Souza, L. J. de., Luiz, T. C., Azevedo, D. P. de. (2020) O Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa: potencialidades para a Educação Matemática. Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo: Sbem-SP.
Thompson, J. B. (2011). Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes.
Zanardi, L. S. de. (2012) O trânsito de professores durante o processo de criação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp): a questão dos ressentimentos. (Tese Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado