Sessão 5: AS FONTES E A CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ ENTRE 1961 E 1982
Resumo
O objetivo deste texto é apresentar o percurso realizado durante o processo investigativo sobre a capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam Matemática no estado do Paraná durante o período de 1961 a 1982. Especificamente, descreve o processo de obtenção e tratamento das fontes que contribuíram para revelar as ações de capacitação e aperfeiçoamento que foram desenvolvidas pelo governo estadual paranaense. O material utilizado consiste em relatório de secretários de governo, de documentos oficiais, de notícias de jornal, de materiais didáticos utilizados nos cursos de capacitação, de certificados de participação nos cursos ofertados e também de um vasto material de registro dos cursos localizados no Centro de Seleção, Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal do Estado do
Paraná – CETEPAR. A localização das fontes ocorreu em diversos locais: em Bibliotecas de Universidades, na Pública do Paraná, no Centro de Estudos Bandeirantes, em sebos e também com participantes dos cursos ofertados. Ao analisar as fontes e constituir dados, pudemos construir um cenário da capacitação do professor paranaense, pois, na década de 1960 as ações são dispersas e desenvolvidas a partir de outros órgãos como o GEEM, O GRUEMA e também o NEDEM. Já na década de 1970 as ações de capacitação objetivavam a Reforma do Ensino de 1º e 2º graus.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado