Sessão 9: LICEU DE GOIÁS E COLÉGIO PEDRO II: UMA HISTÓRIA GLOCAL DA ÁLGEBRA ESCOLAR NO BRASIL (1846 – 1918)

  • Viviane Barros Maciel Universidade Federal de Goiás – Campus Avançado de Jataí

Resumo

O presente artigo tem como objetivo construir uma trajetória da álgebra escolar no ensino secundário do Liceu de Goiás referenciada no Colégio Pedro II, no período compreendido entre 1846 e 1918. Nesta construção, foi necessário o contato direto com fontes de pesquisas como provas, regulamentos, livros didáticos, programas e reformas de ensino, entre outras, que circularam pelas duas instituições. Muito caro a esta pesquisa foi o aporte teórico-metodológico de autores que escrevem sobre a história das disciplinas escolares, a importância do livro didático, sobre o ofício de historiador e a noção de apropriação. De acordo com as análises, observam-se momentos em que a álgebra do Liceu estava bastante afinada com as prescrições do Colégio Pedro II e, em outros, mostrava-se um grande
distanciamento. Dessa maneira, o estudo revela dinâmicas de circulação e apropriação da álgebra escolar em lugares distintos, consolidando representações da escola, do ensino e, mais especificamente, da álgebra escolar no Brasil.

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Maciel, V. B. (2022). Sessão 9: LICEU DE GOIÁS E COLÉGIO PEDRO II: UMA HISTÓRIA GLOCAL DA ÁLGEBRA ESCOLAR NO BRASIL (1846 – 1918). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-23. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15051
Seção
Sessões Coordenadas