Sessão 9: LICEU DE GOIÁS E COLÉGIO PEDRO II: UMA HISTÓRIA GLOCAL DA ÁLGEBRA ESCOLAR NO BRASIL (1846 – 1918)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo construir uma trajetória da álgebra escolar no ensino secundário do Liceu de Goiás referenciada no Colégio Pedro II, no período compreendido entre 1846 e 1918. Nesta construção, foi necessário o contato direto com fontes de pesquisas como provas, regulamentos, livros didáticos, programas e reformas de ensino, entre outras, que circularam pelas duas instituições. Muito caro a esta pesquisa foi o aporte teórico-metodológico de autores que escrevem sobre a história das disciplinas escolares, a importância do livro didático, sobre o ofício de historiador e a noção de apropriação. De acordo com as análises, observam-se momentos em que a álgebra do Liceu estava bastante afinada com as prescrições do Colégio Pedro II e, em outros, mostrava-se um grande
distanciamento. Dessa maneira, o estudo revela dinâmicas de circulação e apropriação da álgebra escolar em lugares distintos, consolidando representações da escola, do ensino e, mais especificamente, da álgebra escolar no Brasil.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado