Orientações ao professor do ensino primário para ensinar número: os manuais de Backheuser e Thorndike

  • Viviane Barros Maciel Docente da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí e Pós-Graduanda em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Campus Guarulhos

Resumo

Este texto contempla análises, que estamos realizando em nossa pesquisa de doutorado, a respeito das orientações didáticas dadas aos professores para ensinar número nos primeiros anos escolares em dois manuais pedagógicos, importantes fontes no estudo da produção e circulação de saberes. Para tanto o texto contou com o aporte teórico-metodológico de autores da história cultural e da história da educação. De início o texto chama a atenção para a análise de alguns autores a respeito do conceito de número e sua conformação com os movimentos pedagógicos. A partir dessa observação e tomando para análise dois manuais das primeiras décadas do século XX, o texto se orienta pela questão, que orientações são dadas aos professores para ensinar o conceito de número no ensino primário ? Como result ado principal verificou-se que nos manuais pedagógicos analisados, o conceito de número deveria ser ensinado contemplando de um modo que valorizasse as situações vividas, com ênfase na experiência, depois ao significado.
Como Citar
Maciel, V. B. (1). Orientações ao professor do ensino primário para ensinar número: os manuais de Backheuser e Thorndike. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6213
Seção
Sessões Coordenadas