Sessão 1: O MÉTODO INTUITIVO PARA O ENSINO DE ARTIMÉTICA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA AMERICANA PAULISTA

  • Nara Vilma Lima Pinheiro Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/GHEMAT

Resumo

Este texto apresenta resultados parciais da pesquisa que investiga como o método intuitivo concretizou propostas para o ensino do conceito de número nas séries iniciais da Escola Americana no periodo de 1880 a 1930. Tendo como foco as orientações para o ensino deste conteúdo, o material para a investigação foram os documentos dos arquivos da Escola Americana. Trata-se de investigar a partir deste tipo de acervo as condições que se fizeram presentes no estabelecimento de uma nova prática pedagógica. Além disso, como se procurará mostrar neste estudo, a Escola Americana constitui-se numa Instituição de referência para as reformas educacionais efetuadas em São Paulo pelos republicanos paulistas, a partir das quais se difundiu o modelo “grupo escolar” pelo país. Sendo uma das primeiras instituições a adotar o método intuitivo, em São Paulo, interessou-nos saber: Como as orientações para o ensino intuitivo fizeram-se
práticas de trabalho dos professores? Essa é uma questão fundamental para conhecimento da história da educação matemática em tempos de ruptura com práticas centenárias estabelecidas no curso primário. Como referencial teórico-metodológico o texto fundamentou-se nos autores da História Cultural, em especial, nos estudos de Chartier ( 1990) e Julia (2001).

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Pinheiro, N. V. L. (2022). Sessão 1: O MÉTODO INTUITIVO PARA O ENSINO DE ARTIMÉTICA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA AMERICANA PAULISTA. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-14. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15069
Seção
Pôster