Sessão 1: O MÉTODO INTUITIVO PARA O ENSINO DE ARTIMÉTICA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA AMERICANA PAULISTA
Resumo
Este texto apresenta resultados parciais da pesquisa que investiga como o método intuitivo concretizou propostas para o ensino do conceito de número nas séries iniciais da Escola Americana no periodo de 1880 a 1930. Tendo como foco as orientações para o ensino deste conteúdo, o material para a investigação foram os documentos dos arquivos da Escola Americana. Trata-se de investigar a partir deste tipo de acervo as condições que se fizeram presentes no estabelecimento de uma nova prática pedagógica. Além disso, como se procurará mostrar neste estudo, a Escola Americana constitui-se numa Instituição de referência para as reformas educacionais efetuadas em São Paulo pelos republicanos paulistas, a partir das quais se difundiu o modelo “grupo escolar” pelo país. Sendo uma das primeiras instituições a adotar o método intuitivo, em São Paulo, interessou-nos saber: Como as orientações para o ensino intuitivo fizeram-se
práticas de trabalho dos professores? Essa é uma questão fundamental para conhecimento da história da educação matemática em tempos de ruptura com práticas centenárias estabelecidas no curso primário. Como referencial teórico-metodológico o texto fundamentou-se nos autores da História Cultural, em especial, nos estudos de Chartier ( 1990) e Julia (2001).
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado