Psicologia e aritmética: dois caminhos que se cruzam

  • Nara Vilma Lima Pinheiro Doutoranda, bolsista Capesdo Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos

Resumo

A proposta deste artigo é analisar um aspecto pouco explorado nas obras do psicológo francês Alfred Binet: o aspecto aritmético. Estudioso da psicologia de base experimental, Alfred Binet percebeu que os testes de cálculo permitiriam vislumbrar a inteligência dos sujeitos e, ao mesmo tempo, seu poder de atenção e seu espírito de método. A análise fundamenta-se metodologicamente nas contribuições da História Cultural. Os resultados dessas experiências culminaram na elaboração da célebre Escala Métrica da Inteligência. Assim, no que toca a esse artigo nos interessou saber que constatações científicas fez Alfred Binet sobre a aprendizagem da aritmética? Que papel desempenhou os testes de cálculo na construção da Escala Métrica? Os resultados inciais apontaram para uma preocupação com a aprendizagem da aritmética e com uma sistematização psicológica dos conteúdos aritméticos, a serem organizados tendo-se em conta a pisologia infantil e não mais a ordem lógica dos conteúdos.
Como Citar
Pinheiro, N. V. L. (1). Psicologia e aritmética: dois caminhos que se cruzam. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6230
Seção
Sessões Coordenadas