Sessão 2: FONTES PRIMÁRIAS À TONA PARA ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIFERENCIADA - O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO COLÉGIO SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO

  • Letícia Maria Ferreira da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Apresentam-se os resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento: uma análise a partir de cadernos escolares, vinculado ao edital PIBIC 2011-2012 pelo Projeto de Iniciação Científica concluído na Universidade Federal Fluminense - RJ. A partir de 1968, o Colégio São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática, sob a iniciativa de Dom Irineu Penna, a desenvolvida pelo matemático belga George Papy. Especificamente, notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas, “embora o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado pela maioria das pessoas como sendo uma reforma que não teve sucesso”. A análise dessa experiência é feita sobretudo através de cadernos escolares datados da década de 70, obtidos com um ex-aluno e contemplando as séries do ginásio e do científico. Os cadernos compõem parte de um acervo escolar que comporta outras fontes, tais como apostilas de conteúdo, provas e listas de exercícios. Fabricou-se então um inventário sumário e uma catalogação das fontes, descreveram-se resumidamente os conteúdos abordados nas respectivas séries e iniciou-se uma análise de como se deu o movimento no colégio - sua implantação, suas dificuldades - bem como das escolhas de conteúdo e metodologia feitas por Dom Irineu e de algumas justificativas por ele apresentadas. A pesquisa continua seu desenvolvimento no Programa de Mestrado em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Costa, L. M. F. da. (2022). Sessão 2: FONTES PRIMÁRIAS À TONA PARA ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIFERENCIADA - O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO COLÉGIO SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-14. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15080
Seção
Pôster