O Minicomputador de Papy: vestígios de uma circulação no Brasil

  • Bruno Alves Dassie Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
  • Letícia Maria Ferreira da Costa Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Educação; Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar alguns vestígios da circulação no Brasil do Minicomputador de Papy, material didático idealizado por Georges Papy e utilizado nas experiências realizadas por sua esposa, Frédérique Papy. Apresenta-se então um breve resumo de seu funcionamento e as concepções envolvidas em sua constituição. Em seguida, têm-se algumas indicações da circulação deste material no Brasil, em particular, com a apresentação do kit produzido pela Didacta Sistemas Educacionais S.A., empresa subsidiária da Editora José Olympio. Pretende-se, portanto, contribuir com o debate sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil, em particular, em sua vertente europeia, e com a historiografia de artefatos educacionais.
Como Citar
Dassie, B. A., & Costa, L. M. F. da. (1). O Minicomputador de Papy: vestígios de uma circulação no Brasil. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6244
Seção
Sessões Coordenadas