Dieudonné
uma proposta para o ensino de matemática no secundário (1961)
Resumo
Este estudo integra um projeto que analisa o Seminário de Royaumont, é uma pesquisa documental, centrada nos estudos da História da Educação Matemática. O objetivo é analisar as propostas de Dieudonné para renovação dos currículos de matemática pela razão do desenvolvimento interno da disciplina. Para isso utilizamos o relatório do Seminário de Royaumont (1961) e perguntamos: que propostas Dieudonné apresenta em tal seminário com relação ao ensino da nova matemática (Matemática Moderna) no ensino secundário? Para análise, nos apoiamos nos estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra. Concluímos que Dieudonné apresentou uma proposta de currículo para o ensino secundário, foi descrevendo o conteúdo e à medida que justificava a presença do conteúdo deixava transparecer os objetivos e como deveriam ser trabalhados. Assim, os axiomas, as definições, os teoremas e as demonstrações deveriam ser trabalhados pelo professor por meio da observação, uso de imagens, levar o aluno a fazer analogias, formular conjecturas. Iniciar com a interpretação intuitiva até iniciar a elaboração de abstrações necessárias à matemática do curso universitário que forma o professo para trabalhar no ensino médio.
Referências
Bjarnadóttir, K. (2007). Mathematical education in Iceland in historical context – socio-economic demands and influences. Ph.D. dissertation nr. 456-2007. Roskilde: Roskilde University.
Bjarnadóttir, K. (2007). Educação matemática na Islândia no contexto histórico X demandas e influências socioeconômicas. Ph.D. dissertação nº. 456-2007. Roskilde: Universidade de Roskilde.
De Bock, D. e Vanpaemel, G. (2015). Matemática moderna no seminário OEEC de 1959 em Royaumont. Em K. Bjarnadóttir, F. Furinghetti, J. Prytz, & G. Schubring (Eds.), Dig where you stand 3. Proceedings of the Third International Conference on the History of Mathematics Education (pp. 151-168). Uppsala: Departamento de Educação, Universidade de Uppsala.
Búrigo, E. Z. (2015). Lucienne Félix and Osvaldo Sangiorgi: Interchanges between two Bourbakist militants in the 1960s. Em K. Bjarnadóttir, F. Furinghetti, J. Prytz & G. Schubrin (Eds.), “Dig where you stand” 3. Proceedings of the third International Conference on the History of Mathematics Education (pp. 93-107). Uppsala University.
Dieudonné, J. (1961). New thinking in school mathematics. In OEEC, New thinking in school mathematics (pp. 31–49). Paris, France: OEEC.
VALENTE, W. (2019). Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), v.23.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado