Dieudonné

uma proposta para o ensino de matemática no secundário (1961)

Resumo

Este estudo integra um projeto que analisa o Seminário de Royaumont, é uma pesquisa documental, centrada nos estudos da História da Educação Matemática. O objetivo é   analisar as propostas de Dieudonné para renovação dos currículos de matemática pela razão do desenvolvimento interno da disciplina. Para isso utilizamos o relatório do Seminário de Royaumont (1961) e perguntamos: que propostas Dieudonné apresenta em tal seminário com relação ao ensino da nova matemática (Matemática Moderna) no ensino secundário? Para análise, nos apoiamos nos estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra. Concluímos que Dieudonné apresentou uma proposta de currículo para o ensino secundário, foi descrevendo o conteúdo e à medida que justificava a presença do conteúdo deixava transparecer os objetivos e como deveriam ser trabalhados. Assim, os axiomas, as definições, os teoremas e as demonstrações deveriam ser trabalhados pelo professor por meio da observação, uso de imagens, levar o aluno a fazer analogias, formular conjecturas. Iniciar com a interpretação intuitiva até iniciar a elaboração de abstrações necessárias à matemática do curso universitário que forma o professo para trabalhar no ensino médio.

Referências

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Santos, E. S. C. dos, & França, D. M. (2022). Dieudonné. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16651
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)