Revista do Laboratório de Ensino de Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, saberes e finalidades

  • Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa dos Santos

Resumo

O objetivo do presente texto foi analisar finalidades de ensino presentes nas edições da revista pedagógica do Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA), do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a partir do conceito de saberes para ensinar. Para isso, selecionamos três edições, às quais tivemos acesso até a finalização deste artigo, da Revista LEMA, intituladas como: LEMA 2, LEMA 3 e LEMA 4, referentes aos anos de 1987, 1988 e 1994, respectivamente. Realizamos, assim, uma análise sobre saberes para ensinar contidos em alguns artigos presentes nas revistas, utilizando o suporte teórico metodológico da história cultural. Os materiais aqui analisados fazem parte do trabalho de dissertação, que se encontra em produção, dos mesmos autores deste artigo.

Referências

Baldino. R. R (1988). 30 de Fevereiro. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(3), 21-24.

Chervel, A. (1990).História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & educação, 2 (1), 177-229.

Domingues, A. M. S. O (1987). Ensino de produtos notáveis e fatoração. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(2), 11-13.

Freitas, J. L. M & Pais, L. C (1987). O Geoplano. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(2), 02-04.

Freitas, J. L. M. (2017). Reflexão sobre minhas aproximações à Matemática, à Educação Matemática e ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS. Perspectivas da Educação Matemática, 10(24), 675-686.

Gardman. A. C. Q (1987). Parada para pensar e refletir. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(2), 09-10.

Hoffstetter, R. & Valente, W. R. (2017).Saberes em (trans) formação–tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Mendes, I. A. & Valente, W. R. (2017). A matemática dos manuais escolares: curso primário, 1890–1970. São Paulo: LF Editorial.

Nogueira, R. G. (1988). Equação do 1° Grau. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(3), 11-14.

Pais, L. C. (1988). A Tábua Algébrica. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(3), 06-08.

Pais, L. C. (1994). Configuração Geométrica. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(4), 06-09.

Pais, L. C. (2017, novembro). Entrevista: Luiz Carlos Pais.Entrevista concedida a (x).

Pais, L. C. (2018, 06 agosto).Revistas LEMA.[mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: <(x)> .

Polya, G. A. A arte de Resolver Problemas. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Interciência, 1978.

Sales, A. (1987). De onde vem o zero que acrescentamos ao resto de uma divisão aproximada?. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(2), 14-15.

Sales, A. (1988). Por que Mínimo Múltiplo Comum? Revista do Laboratório de Ensino de Matemática, 1(3), 08-10.

Terra, E. R. (1994). As Calculadora. Elas Chegaram. Revista do Laboratório de Ensino de Matemática,1(4), 10-13.

Publicado
2019-04-24
Seção
Sessões Coordenadas