Uma Uma breve discussão sobre o uso da história oral e da pesquisa em um arquivo pessoal para a escrita de uma biografia
Resumo
O presente texto faz menções a um exercício biográfico, cujo objetivo foi compreender Lourdes de la Rosa Onuchic como uma educadora matemática. Para que isso fosse possível, foi utilizada a história oral como metodologia de pesquisa, além da pesquisa no arquivo pessoal da biografada. Esses dois momentos são aqui tensionados a partir de como foi feito para a elaboração da biografia, destacando, principalmente, o olhar que o pesquisador teve sobre as fontes orais e documentais utilizadas na pesquisa. Por fim, destacamos como as subjetividades aparecem para a escrita dessa biografia e para a escrita da história, mostrando que os dois tipos de fontes têm suas potencialidades e que não deve haver um jogo de forças entre elas.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado