Dos Cadernos à Memória: cruzando fontes e revisitando a Matemática na formação das normalistas no Rio Grande do Sul

  • Diogo Franco Rios
  • Maria Cecilia Bueno Fischer UFRGS

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo revisitar produções historiográficas acerca da Matemática na formação de normalistas no Rio Grande do Sul, apresentando como caminho metodológico um cruzamento entre artigos publicados a respeito de cadernos de uma normalista gaúcha dos anos 60 e uma entrevista realizada com ela, atualmente professora já aposentada. Esse exercício parte da premissa de que a produção historiográfica pode se enriquecer a partir da existência de novas fontes e do cruzamento entre elas. Como resultado inicial, o trabalho traz uma crítica à historiografia produzida sobre o tema, apontando para aprofundamentos possibilitados pelas fontes orais produzidas e publicadas.

 

Publicado
2025-03-11
Como Citar
Franco Rios, D., & Fischer, M. C. B. (2025). Dos Cadernos à Memória: cruzando fontes e revisitando a Matemática na formação das normalistas no Rio Grande do Sul. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22963
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)