Autores estrangeiros na formação de professoras e normalistas no Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, entre as décadas de 1940 e 1970
Resumo
O trabalho discute a circulação de ideias de pensadores estrangeiros e suas obras no Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, ao longo das décadas de 1940 a 1970. A quantidade de livros, traduções de textos e menção a autores estrangeiros, que estudavam a aprendizagem e ensino da Matemática nos primeiros anos de escolarização, é algo que chama atenção ao nos debruçarmos sobre o acervo do Laboratório de Matemática da referida instituição. Identificar os autores mais lidos e como se dava o processo de leitura dos textos são os objetivos desse estudo, ainda inicial. Destacamos cinco dentre os autores mais referenciados no acervo: William Brownell; Catarine Stern, Jean Piaget, Caleb Gattegno e Zoltan Paul Dienes e apresentamos brevemente algumas contribuições e ideias que circularam e foram estudadas por professoras e estudantes do Curso Normal. O estudo aponta que entre os professores do Curso Normal, em especial nas ações que aconteciam no Laboratório de Matemática, havia uma preocupação constante com o aperfeiçoamento do professor primário seja no curso Normal ou em cursos de atualização posteriores, que se manifesta, entre outras formas, na busca por conhecer o que estava sendo produzido internacionalmente e nacionalmente, daí a participação em cursos em outros estados e países, em eventos e, principalmente a prática da tradução de textos de autores estrangeiros.
Referências
Bonafé, M. (2007). Zoltan Dienes e a Matemática Moderna. (p.215-221) In: Matos, J. M; Valente, W. R. (org.) (2007). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Da Vinci, p. 215-221.
Bonfada, E.M. (2017). A matemática na formação das professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de Matemática Moderna. (Dissertação de mestrado) Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Dalcin, A., Silva & S. R. (2019). ZOLTAN DIENES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTO ALEGRE EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA. Educação: Teoria e Prática, 29(62), 669-690. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p669-690.
Dalcin, A., Bonfada, E. M., & Rheinheimer, J. M. (2018). ODILA BARROS XAVIER E O ENSINO DE MATEMÁTICA: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA FORMADORA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19), 9-20. http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1785.
Dienes, Z. P. (1972). As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo, SP: Helder.
Kilpatrick, J. & Weaver, J. F. (1977). The place of William A. Brownell in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, 8, 382–384.
Novaes, B. W. D. & Niérri, A. M. (2020). A descoberta das frações equivalentes e o material Cuisenaire. Anais do 5 Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. (pp. 1-5). UFRN.
https://desafioonline.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11210/8028
Oliveira, M. C. A. (2019). Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes. Revista Educação. 42(2), 257-263.
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/33816
Rheinheimer, J. (2018). Ensinar e aprender Matemática: ressonâncias da Escola Nova em um olhar sobre a formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha (1940-1955). (Dissertação de mestrado) Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Valente, W. R. (2016). OS MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA: do ensino de matemática para a educação matemática; do ensino de matemática para a Educação Matemática; da Educação matemática para o Ensino de Matemática? Pensar a Educação em Revista. 2(2), 3-23.
Xavier, O. B. (1963). Um problema em marcha. Acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, RS. https://cedap.ufrgs.br/xmlui/handle/20.500.11959/10000002637.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado