Análise de um Livro de Geometria Plana
Resumo
O texto sistematiza alguns resultados de um estudo sobre livros de Geometria para a licenciatura em Matemática no Brasil. Para uma desses livros, fizemos um estudo histórico (destacando o contexto de idealização e de circulação) além de uma análise de sua estrutura, com destaque a uma classificação das tarefas/atividades propostas. Nossos esforços foram direcionados pelas questões: como são organizados/estruturados livros de Geometria Euclidiana mais comuns na formação de professores de matemática? e que tipo de tarefas são propostas aos seus leitores? Usamos a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2011) como recurso metodológico por compreendermos que o livro didático é uma “forma simbólica” (produção intencional humana). Percebemos no livro analisado fortes laços com ideias características do Movimento da Matemática Moderna, inclusive a supervalorização do ensino de pautado na construção lógico-dedutiva, notadamente pela grande indicação de tarefas voltadas a demonstrações.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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