Um "novo" olhar sobre as frações segundo o manual Primeira Lições de Coisas

Autores

  • Kesia Caroline Ramires Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Denise Medina França Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este texto, sob a perspectiva sócio-histórica, teve como objetivo apontar indícios da pedagogia moderna de uma matemática a e para ensinar frações no manual de Calkins. Para tal estudo foram analisadas a obra no original, edição de 1872 e a tradução realizada por Rui Barbosa, edição de 1886. Como conclusão, o texto evidencia as características gerais do método utilizado por Calkins. A partir de suas apropriações do método intuitivo, Calkins sistematiza orientações pedagógicas por etapas: observar, classificar e generalizar e, ainda aborda a ideia de frações de partes iguais de objetos, de números e de grandezas. Esses elementos são apontados como matemática para ensinar frações.

Biografia do Autor

  • Kesia Caroline Ramires Neves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Educação para Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: kesiaramires@hotmail.com.

  • Denise Medina França, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: denisemedinafranca@gmail.com.

  • Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: edilenesc@gmail.com

Referências

Bertini, L. F.; Morais, R. S. & Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Calkins, N. A. (1872). Primary Object Lessons: For Training the Senses and Developing the Faculties of children.18 edition. New York: HARPER & BROTHERS.

Calkins, N. A. (1886). Primeiras Lições de coisas: manual de ensinamento elementar para uso dos paes e professores. 40 ed. Tradução Ruy Barbosa de Oliveira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional.

Valente, W. R. (2019). Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), v. 23, 1-22.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

RAMIRES NEVES, Kesia Caroline; FRANÇA, Denise Medina; SANTOS, Edilene Simões Costa dos. Um "novo" olhar sobre as frações segundo o manual Primeira Lições de Coisas. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 5, p. 1–5, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10904. Acesso em: 31 jan. 2026.