OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A BNCC: A ACOLHIDA DE UMA REFORMA CURRICULAR NO IFSUL

Abstract

A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio é um documento que apresenta as competências e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano escolar, para todas as componentes curriculares. Seu processo de elaboração foi bastante controverso por ser dirigido por fundações não governamentais em detrimento de sociedades científicas. Considerando a necessidade de sua aplicação, o presente artigo tem por objetivo identificar a acolhida que os professores de Matemática realizam ao receber a BNCC. As informações foram geradas a partir das respostas de sete professores de Matemática do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas que foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram a resistência política dos docentes à sua implementação, que sofrem pressão realizada pelas avaliações externas e a presença da preocupação com o desempenho dos estudantes.

Author Biographies

Lupi Scheer dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Licenciado em Matemática, pela Universidade Federal de Pelotas. Professor do Instituto Federal Sul-Rio-grandense - Campus Pelotas.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física-IMEF, Rio Grande, Brasil. Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Published
2024-06-05
How to Cite
Scheer dos Santos, L., & Corrêa Pereira, E. (2024). OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A BNCC: A ACOLHIDA DE UMA REFORMA CURRICULAR NO IFSUL. Revista GESTO-Debate, 8(01). https://doi.org/10.55028/gd.v8i01.20800