DA PRÁXIS EDUCATIVA À CIDADANIA AMBIENTAL

Um desafio da escola face aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Abstract

Relatamos por meio deste escrito uma atividade educativa específica sobre a Cidadania Ambiental, realizada na Disciplina de “Educação para a Cidadania”, no 2o semestre do ano 2019, junto dos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Professores para o Ensino Primário (Fundamental 1 e 2), no Instituto de Formação de Professores de Nampula (IFPN), em Moçambique. A discussão desse tema foi intercalada por uma ação prática de plantio de árvores, numa iniciativa que apelidamos por “Um aluno, Uma Planta”. Os resultados dessa ação foram muito importantes para a elevação da consciência subjetiva da realidade objetiva, já que cada aluno saiu conscientizado sobre a importância de uma boa convivência e de exercitar a cidadania ambiental. Ademais, esse é o papel da escola, humanizar o homem.

Biografia autore

Félix Matias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Cidade Universitária (Campo Grande), MS – Brasil, Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável - NEPFORDS/UFMS.

Pubblicato
2024-04-30
Come citare
Matias, F. (2024). DA PRÁXIS EDUCATIVA À CIDADANIA AMBIENTAL. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v8i01.21026
Sezione
Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável