Conhecimentos e Crenças que Emergem na Prática de um Professor de Matemática do Ensino Médio em suas Interações com um Livro Didático
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar como conhecimentos e crenças de um professor de Matemática emergem em suas interações com livro didático. O estudo de crenças e conhecimentos foi orientado pela abordagem de Alba Thompson e Lee Shulman. Já os conceitos teóricos de Mathew Brown forneceram os aportes para a análise da relação entre os recursos pessoais do docente e os recursos curriculares do livro didático. O enfoque central deste estudo foi interpretativo, sendo que a produção dos dados baseou-se em entrevistas, observações e gravações de vídeo das práticas de um professor que atua no Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do município de Campo Grande, MS. As analises apontam que as crenças do docente - baseadas num modelo de ensino centralizador e prescritivo - sobrepõem seus conhecimentos, as quais motivaram omissões conceituais no estudo da tangente de um ângulo agudo. Foi por esse viés que os improvisos e adaptações do docente pareceram subverter a proposta original do livro didático.
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