A Tomada de Decisão: tensionamentos de uma instrução dada pela matemática financeira dos livros didáticos de matemática do ensino médio

  • Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcio Antonio da Silva
Palavras-chave: Educação Matemática, Currículo, Matemática Financeira, Livro didáticos, Análise do Discurso, Produção de Subjetividade.

Resumo

O texto apresenta alguns resultados da análise de uma pesquisa de mestrado. A investigação teve inspiração nas perspectivas curriculares contemporâneas de pesquisa em Currículo. Este texto objetiva problematizar as instruções referentes à tomada de decisão, contidas em livros didáticos de matemática do ensino médio, descrevendo como elas contribuem para a constituição de sujeitos. As problematizações foram tensionadas por meio das contribuições foucaultianas da análise do discurso e da produção de subjetividade para a constituição dos sujeitos desses discursos. Dentre os resultados, destaca-se um deslocamento da emergência de práticas neoliberais que tentam mobilizar significados para constituir um “sujeito economicamente útil e empreendedor”.

Biografia do Autor

Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Cursando Doutorado em Educação Matemática no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2017-06-10
Como Citar
CORADETTI MANOEL, C. A. L.; SILVA, M. A. DA. A Tomada de Decisão: tensionamentos de uma instrução dada pela matemática financeira dos livros didáticos de matemática do ensino médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 10 jun. 2017.
Seção
Foucault, Deleuze e Educação Matemática