Pensando, de Outro Modo, Um Tipo de Ensino Proposto Pela Educação Matemática Crítica (EMC), Dentro da Educação Matemática
Resumo
Este artigo objetivou analisar uma tecnologia de governo movimentada para a efetivação de possíveis posições de sujeitos (docentes e discentes) em um currículo-EMC. Utilizou, como corpus especializado de análise, artigos que foram publicados em revistas da educação matemática (Bolema, Zetetiké e Revista Paranaense de Educação Matemática) e trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática (2010, 2013, 2016). A partir dessa materialidade e das análises, construiu-se o enunciado: “no ensino de matemática há proposição de realização de investigação (cenários para investigação), o aluno participa ativamente e o diálogo é uma prática que se faz indispensável”. Como resultado, o estudo argumenta que “realização de investigação” é uma técnica fundamental para a composição de um campo tecnológico de governo de um currículo-EMC. O artigo conclui, considerando o enunciado produzido, que a técnica “realização de investigação” compõe um modo de governar condutas sem governar por intermédio de um jogo estratégico entre as liberdades.
Referências
ALMEIDA, S. F.; CASTRO, L.M.F.; ROSA, L.S.L. Um recorte do uso de linguagem na matemática: um diálogo com Skovsmose. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-12.
ARAÚJO, J. L.et al. Efemeridade dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de Matemática com tecnologias. ZETETIKÉ, v. 16, n. 29, p. 7-40, 2008.
BAMPI, L. R. Governo etnomatemático: tecnologias do multiculturalismo. 2003. 199f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
BENNEMANN, M.; ALLEVATO, N. S. G. Uma experiência de formação continuada envolvendo Educação Matemática Crítica e tecnologias de informação e comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013. Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. p. 1-13.
BRAZ, B. C.; KATO, L. A. Constituição de Comunidades de Práticas Locais e o Ambiente de Aprendizagem da Modelagem Matemática: algumas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 52, p. 613-636, 2015.
CALDEIRA, A. D.; MEYER, J.F.C. Educação Matemática e Ambiental: Uma Proposta de Formação Continuada – e de Mudanças. ZETETIKÉ, v. 9, n. 15/16, 2001.
CALDEIRA, M. C. S.; PARAÍSO, M. A. Tecnologias de gênero, dispositivo de infantilidade, antecipação da alfabetização: conflitos na produção de corpos generificados. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 3, p. 755-772, 2016.
CAMPOS, A. B.; JÚNIOR, M. A. K. Contribuições da educação financeira crítica para tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013. Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. p. 1-16.
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CAVALCANTE, N. I. S.; CAVALCANTE, J. L. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013. Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. p. 1-11.
DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, G. Michel Foucault: as formações históricas. São Paulo: n-1 edições, 2017.
FAUSTINO, A. C. A matemática e a resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino fundamental: algumas estratégias e intervenções de Ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013. Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. p. 1-16.
FERREIRA, N. S.; FRANCHI, R. H. O. L. Projetos de modelagem no ensino médio: usando a matemática para compreender a realidade e para ser crítico. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-12.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, M. A Ética do Cuidado de Si como prática de liberdade. In: Ditos e escritos, volume V: ética, sexualidade, política. FOUCAULT, Michel. MOTTA, Manoel Barros da (org.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a, p. 264-287.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1995, p. 231-249.
FOUCAULT, M. Tecnologias de si, 1982. VERVE: Revista Semestral do NU-SOL - Núcleo de Sociabilidade Libertária/Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais. Tradução de Andre Degenszajn. n. 6, p. 321-360, 2004b.
FOUCAULT, M. Verdade e subjetividade. Revista de Comunicação e linguagem. Lisboa: Edições Cosmos, n. 19, p. 203-223, 1993.
MARÍN-DÍAZ, D. L.; NOGUERA-RAMÍREZ, C. E. O efeito educacional em Foucault. O governamento, uma questão pedagógica? Pro-Posições, v. 25, n. 2, p. 47-65, 2014.
MENDONÇA, L. O.; LOPES, C. E. Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 40, p. 701-724, 2011.
MILANI, R. et al. O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.6, n.12, p.221-245, 2017.
MIRANDA, P. R.; FARIA, R. C.; GAZIRE, E. S. Interdisciplinaridade no ensino de Matemática e Educação Física no PROEJA. ZETETIKÉ, v. 20, n. 38, p. 111-124, 2012.
OLIARSKI, P. V.; FILLOS, L. M. Ensino de matemática na EJA: percepções e perspectivas dos estudantes do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-12.
OLIVEIRA, J.C.G.O.; SILVA, M. A. O desejável professor de matemática constituído pelo discurso da Educação Matemática Crítica. Revista Paradigma, v. 40, n. 2, p. 31- 51, dez. de 2019a.
OLIVEIRA, J.C.G.O.; SILVA, M. A. O estudante desejável constituído pelo discurso da Educação Matemática Crítica. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.8, n.17, p.17-44, jul.- dez. 2019b.
POPKEWITZ, T. The alchemy of the mathematics curriculum: Inscriptions and the fabrication of the child. American Educational Research Journal, v. 41, n. 1, p. 3-34, 2004.
RAMOS DO Ó, J. A governamentalidade e a História da Escola Moderna: outras conexões investigativas. Revista Educação & Realidade, v. 34, n. 2, p. 97-117, 2009.
REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
SANTANA, M. S. Da tradição absolutista à abordagem sociopolítica em matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.6, n.12, p.326-349, 2017.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A. O design universal na educação a distância: uma proposta de curso de educação financeira. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-12.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A. O design universal na educação a distância: uma proposta de curso de educação financeira. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-12.
SILVA, J. P.; LIMA, I. M. S. Atividades matemáticas propostas por professores que ensinam na EJA campo - Ensino Médio. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.6, n.12, p.246-268, 2017.
SILVA, J. P.; LIMA, I.M. S. A natureza falibilista da matemática, a educação matemática crítica e a educação do campo: uma aproximação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-11.
SILVA, M. A. Currículo e Educação Matemática: a política cultural como potencializadora de pesquisas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 1-23, 2018.
SILVA, M. A.; MIARKA, R. Geni, a Pesquisa em [E]educação [M]matemática e o Zepelim. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, p. 752–767, 2017.
SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 1-24, 2000.
VALERO, P. Capital Humano: o currículo de matemática escolar e a fabricação do homus oeconomicus neoliberal. In: GODOY, E. V.; SILVA, M. A; SANTOS, V. M. (org.). Currículos de matemática em debate: questões para políticas educacionais e para a pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 43-68.
VALERO, P., Discourses of power in mathematics education research: concepts and possibilities for action. PNA, v. 2, n. 2, p. 43-60, 2008.
VALERO, Paola. Mathematics education as a network of social practices. In: Proceedings of the sixth congress of the european society for research in mathematics education, 6., 2009, Lyon. Anais… Lyon: Institut National de Récherche Pédagogique, 2010, p. LIV-LXXX.
VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Copyright (c) 2022 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.