Pensando, de Outro Modo, Um Tipo de Ensino Proposto Pela Educação Matemática Crítica (EMC), Dentro da Educação Matemática

  • Júlio César Gomes de Oliveira "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul" https://orcid.org/0000-0002-6535-7428
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Currículo de Matemática, Análise do Discurso, Tecnologia de Governo

Resumo

Este artigo objetivou analisar uma tecnologia de governo movimentada para a efetivação de possíveis posições de sujeitos (docentes e discentes) em um currículo-EMC. Utilizou, como corpus especializado de análise, artigos que foram publicados em revistas da educação matemática (Bolema, Zetetiké e Revista Paranaense de Educação Matemática) e trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática (2010, 2013, 2016). A partir dessa materialidade e das análises, construiu-se o enunciado: “no ensino de matemática há proposição de realização de investigação (cenários para investigação), o aluno participa ativamente e o diálogo é uma prática que se faz indispensável”. Como resultado, o estudo argumenta que “realização de investigação” é uma técnica fundamental para a composição de um campo tecnológico de governo de um currículo-EMC. O artigo conclui, considerando o enunciado produzido, que a técnica “realização de investigação” compõe um modo de governar condutas sem governar por intermédio de um jogo estratégico entre as liberdades.

Biografia do Autor

Júlio César Gomes de Oliveira, "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul"

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: jcmathmusicrv@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6535-7428.

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: marcio.silva@ufms.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5061-8453.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
OLIVEIRA, J. C. G. DE; SILVA, M. A. DA. Pensando, de Outro Modo, Um Tipo de Ensino Proposto Pela Educação Matemática Crítica (EMC), Dentro da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-26, 20 dez. 2022.
Seção
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais