Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática

  • Cássia Aline Schuck UFSC
  • Cláudia Regina Flores UFSC
Palavras-chave: Método Científico, Cartografia, Experiência, Imagens.

Resumo

Este artigo é um convite para pensar sobre fazer e estar em pesquisa em Educação Matemática. Primeiro, problematiza-se uma metodologia de pesquisa dita científica, que é ancorada pela relação teoria e prática, para propor um modo de pesquisa que leve em consideração o sentido e a experiência. Então, apresenta-se cartografia como possibilidade deste outro modo de se fazer pesquisa. No caso, considera-se a experiência para a produção de dados, ao invés de experimento para comprovar conhecimentos. A partir de uma pesquisa que aborda imagens ao infinito em práticas pedagógicas, e usando a perspectiva da cartografia, demonstra-se que método e saber matemático podem ser elaborados no próprio processo de pesquisa. Por fim, conclui-se que a pesquisa em Educação Matemática pode afastar-se do modo de fazer pesquisa proveniente da ciência, e aproximar-se da experiência e do saber que dela deriva como modo de travessia.

Referências

ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

AMADOR, Fernanda. FONSECA, Tânia M. G. Da intuição como método filosófico à cartografia como método de pesquisa - considerações sobre o exercício cognitivo do cartógrafo. Arq. bras. psicol. v.61 n.1 Rio de Janeiro abr. 2009.

BARROS, Laura; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

BARROS, Regina. PASSOS, Eduardo. Diário de bordo de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

BARROS, Maria; ZAMBONI, Jésio. Gaguejar. In: FONSECA, Tania; NASCIMENTO, Maria; MARASCHIN, Cleci (Orgs.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

COSTA, Luis; ANGELI, Andréia; FONSECA, Tania. Cartografar. In: FONSECA, Tania; NASCIMENTO, Maria; MARASCHIN, Cleci (Orgs.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. V.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

FLORES, Cláudia. Visualidade e Visualização Matemática: Novas Fronteiras para a Educação Matemática. In: FLORES, C. R.; CASSIANI, S. (Orgs.). Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

______. Descaminhos: potencialidades da arte com a educação matemática, no prelo, 2015.

GASPATORO, Giovana. Alfabetização matemática: cartografando as narrativas de alguns alunos da série final do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GUATTTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

KASTRUP, Virgínia. BARROS, Regina. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

KILPATRICK, Jeremy. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Tradução de Rosana Miskulin, Cármen Passos, Regina Grando e Elisabeth Araújo. Revisão de Dario Fiorentini. Zetetiké, Campinas, São Paulo, v. 4, n. 5, p. 99-120, jan/jun, 1996.

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Revista Educação e Realidade. Jul/dez, 2003.

______. Tremores. Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014

MANSANO, Sonia. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na Contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, v. 8, n. 2, 2009.

OLIVA, Alberto. Filosofia da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

PASSOS, Eduardo; EIRADO, André. Cartografia como dissolução do ponto de vista do observador. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

RUIDIAZ, Paola. O que podem as oficinas de Geometria? Cartografando uma sala de aula da EJA. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade ESTADUAL PAULISTA. Rio Claro, 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

SCHEINVAR, Estela. Produzir. In: FONSECA, Tania; NASCIMENTO, Maria; MARASCHIN, Cleci (Orgs.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

SCHUCK, Cássia Aline. Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

SILVA, Michela Tuchapesk da. A educação matemática e o cuidado de si: possibilidades foucaultianas. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro, 2014.

VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares... In: Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007a.

VEIGA-NETO, Alfredo. Paradigmas? Cuidado com eles! In: Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007b.

Publicado
2015-12-18
Como Citar
SCHUCK, C. A.; FLORES, C. R. Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.