A ARTICULAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS PARA A APRENDIZAGEM: ANALISANDO A NOÇÃO DE CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA NA MATEMÁTICA E NA FÍSICA

  • Cláudia Regina Flores Professora do Departamento de Metodologia/CED/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/PPGECT/CED/CFM/CCB/CTC/UFSC
  • Méricles Thadeu Moretti Professor do Departamento de Matemática/CFM/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/PPGECT/CED/CFM/CCB/CTC/UFSC
Palavras-chave: representação semiótica, congruência semântica, aprendizagem matemática, didática das ciências

Resumo

A partir dos estudos em torno de “registro semiótico”, desenvolvidos por Duval, considera- se que a especificidade da matemática é estar associada às representações semióticas. Propõese, aqui, analisar o papel dos registros de representação semiótica, bem como a questão da congruência semântica entre diferentes registros semióticos em exemplos tradicionalmente utilizados na sala de aula, para a aprendizagem da matemática e da física. Tal análise pretende funcionar como um ensaio da aplicabilidade da noção de “registro semiótico” de Duval para além da área da educação matemática, considerando-se a reflexão num campo interdisciplinar.

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Como Citar
FLORES, C. R.; MORETTI, M. T. A ARTICULAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS PARA A APRENDIZAGEM: ANALISANDO A NOÇÃO DE CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA NA MATEMÁTICA E NA FÍSICA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, n. 1, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)