Revisitando o Debate Sobre Justiça Social e Educação Matemática: Uma Perspectiva em Nancy Fraser

Palavras-chave: Justiça Social, Educação Matemática, Redistribuição, Reconhecimento, Filosofia Política

Resumo

Neste ensaio, objetivamos apresentar um estudo que toma como referencial teórico a perspectiva bidimensional de Justiça Social proposta por Nancy Fraser, para analisar algumas contribuições presentes em publicações participantes do debate brasileiro sobre Justiça Social e Educação Matemática. Com isto, além de compreendermos as diferentes perspectivas participantes deste vasto debate, buscamos apresentar as discussões realizadas por Fraser, filósofa pouco explorada no movimento da Educação Matemática, em um importante momento de sua trajetória de elaboração teórico-filosófica sobre Justiça Social. A partir de um olhar pautado na perspectiva bidimensional de Justiça Social de Fraser [Redistribuição e Reconhecimento], é possível observar em algumas contribuições participantes do debate sobre Justiça Social e Educação Matemática no Brasil, tanto esforços alinhados às lutas por Redistribuição, quanto esforços alinhados às lutas por Reconhecimento. Ao fim, convidamos as pessoas que fazem parte da comunidade da Educação Matemática a refletirem e atuarem em favor da erradicação das injustiças históricas e dos nossos tempos.

Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp/CNPq). Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e também Bolsista Pibic/CNPq na área de Educação (2019-2020). Representante na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Teoria Crítica). É Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

E-mail: flaviotaveira16@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3980-4650.

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpel) formada por Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade do Chile, da Pontifícia Universidade Católica do Peru, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e da Universidade Autônoma de Zacatecas. Editora da Revista Currículo, Cultura e Identidade (Recculti). Tem experiência em Educação Matemática e atuado em atividades de pesquisa, extensão e orientação, permeando os campos da Filosofia (Teoria Crítica) e do Currículo. 

E-mail: deise.peralta@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5146-058X.

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Publicado
2022-12-01
Como Citar
TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Revisitando o Debate Sobre Justiça Social e Educação Matemática: Uma Perspectiva em Nancy Fraser. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-17, 1 dez. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)

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