Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos
Resumo
O artigo discute as abordagens qualitativas de pesquisa em Educação Matemática, defendendo protocolo(s) fundado(s) na experiência que contemple(m) necessariamente uma discussão de natureza ética e política com a intenção de permitir que novos sujeitos, novos cenários e novos conhecimentos sejam agregados às investigações desse campo científico. A pesquisa sobre formação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil ocorre, no texto, como justificativa para a afirmação de que a pluralidade de fontes e a variedade e variação de protocolos devem operar como faces essenciais dessa proposta metodológica que o artigo defende.
Referências
ALENCAR, Alexsandro Coelho de. Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a História da Formação de Professores no interior do Ceará. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, 2019.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRITO, Ruana Priscila da Silva. Apropriações de práticas de numeramento em um contexto de formação de educadores indígenas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. São Paulo: Martins Fontes, 2005 [1641].
DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Martins Fontes, 1996 [1637].
KNIJNIK, Gelsa. Pesquisar em Educação Matemática na contemporaneidade: perspectivas e desafios. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 9, p. 1-14, 2016. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4589. Acesso em 22 de fev. 2021.
LARA, Nuria Pérez. Escuchar al Otro dentro de sí. In: SKLIAR, C.; LARROSA, J. (eds.). Experiencia y alteridad en educación. (pp. 45-78). Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2009.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 22 de fev. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. A turbulenta origem da pesquisa qualitativa no Brasil. In: BICUDO, M. A. V.; COSTA, A. P. (orgs.). Leituras em Pesquisa Qualitativa. (pp. 99-118). São Paulo: Livraria da Física, 2019.
MORAIS, Marcelo Bezerra de. Se um Viajante... Percursos e Histórias Sobre a Formação de Professores de Matemática no Rio Grande do Norte. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, 2017.
ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. Histórias de vida de alunos com deficiência visual e de suas mães: um estudo em Educação Matemática Inclusiva. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2017.
TOKARCZUK, Olga. Sobre os ossos dos mortos. São Paulo: Todavia, 2019.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.