Percepções de Estudantes sobre a Matemática e suas Aulas a partir de uma Atividade de Modelagem

Keywords: Final years of elementary school., Mathematics Education., Mathematical Modeling., Paulo Freire

Abstract

Based on a qualitative approach, this article aims to present an understanding about what is revealed from the speeches of students of Basic Education about Mathematics and the lessons of this subject, after the development of a Mathematical Modeling activity. For this, we used data from interviews with 6th and 9th grade students, after they finished a Mathematical Modeling activity. The analysis reveals a criticism of the students to the classes they usually have, showing a reductionist view of Mathematics. They point to Modeling as a possibility to establish an association between Mathematics and everyday situations, as well as to broaden their view of Mathematics. For the students, Modeling can help in the understanding of mathematical content.

Author Biographies

Lahis Braga Souza, Universidade Estadual Paulista

Professora Adjunta do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), área Educação Matemática da Universidade Federal do Acre e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática na mesma instituição. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV- MG), Campus Viçosa. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP, Rio Claro. Membro dos Grupos de Pesquisa GATE (Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação) e do DIEEM (Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática).

E-mail: bragalahis@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3139-1393.

Ana Paula dos Santos Malheiros, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, PPGEM, da UNESP, Rio Claro, SP. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP, Rio Claro (2000), mestrado (2004), doutorado (2008) e livre-docência (2019) em Educação Matemática pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, mais especificamente, Educação Matemática e suas pesquisas têm foco, prioritariamente, em Modelagem Matemática e Formação de Professores. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM), cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela Unesp. Atualmente é Editora Associada do Bolema e membro da Comissão Científica do Grupo de Trabalho em Modelagem Matemática (GT-10) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

E-mail:paula.malheiros@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1140-4014.

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Published
2023-04-26
How to Cite
SOUZA, L. B.; MALHEIROS, A. P. DOS S. Percepções de Estudantes sobre a Matemática e suas Aulas a partir de uma Atividade de Modelagem. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-20, 26 Apr. 2023.