Percepções de Estudantes sobre a Matemática e suas Aulas a partir de uma Atividade de Modelagem

Resumen

Fundamentado em uma abordagem qualitativa, este artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão acerca do que se revela a partir de discursos de estudantes da Educação Básica a respeito da Matemática e das aulas dessa disciplina, após o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. Para isso, utilizamos dados oriundos de entrevistas realizadas com estudantes do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental, após finalizarem uma atividade de Modelagem Matemática. A análise revela uma crítica dos educandos às aulas que usualmente possuem, evidenciando uma visão reducionista da Matemática. Eles indicam a Modelagem como uma possibilidade de estabelecerem uma associação entre a Matemática e situações do cotidiano, assim como de ampliar a visão com relação à Matemática. Para os estudantes, a Modelagem pode auxiliar na compreensão dos conteúdos matemáticos.

Biografía del autor/a

Lahis Braga Souza, Universidade Estadual Paulista

Professora Adjunta do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), área Educação Matemática da Universidade Federal do Acre e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática na mesma instituição. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV- MG), Campus Viçosa. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP, Rio Claro. Membro dos Grupos de Pesquisa GATE (Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação) e do DIEEM (Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática).

E-mail: bragalahis@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3139-1393.

Ana Paula dos Santos Malheiros, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, PPGEM, da UNESP, Rio Claro, SP. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP, Rio Claro (2000), mestrado (2004), doutorado (2008) e livre-docência (2019) em Educação Matemática pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, mais especificamente, Educação Matemática e suas pesquisas têm foco, prioritariamente, em Modelagem Matemática e Formação de Professores. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM), cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela Unesp. Atualmente é Editora Associada do Bolema e membro da Comissão Científica do Grupo de Trabalho em Modelagem Matemática (GT-10) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

E-mail:paula.malheiros@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1140-4014.

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Publicado
2023-04-26
Cómo citar
SOUZA, L. B.; MALHEIROS, A. P. DOS S. Percepções de Estudantes sobre a Matemática e suas Aulas a partir de uma Atividade de Modelagem. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-20, 26 abr. 2023.