A pesquisa sobre Afetividade em Educação Matemática nos Periódicos da Área no Período de 2015 a 2019

Resumen

A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar quais os interesses e as contribuições de pesquisas sobre Afetividade em Educação Matemática manifestados nos periódicos da área de Ensino de Ciências e Matemática com qualis Capes A1, A2 e B1 no período de 2015 a 2019. Para isso, buscou-se nas publicações de 36 revistas, nacionais e internacionais, artigos que apresentassem em seus títulos, resumos ou palavras-chave, a expressão Afetividade e outras relacionadas. Selecionados os artigos, buscou-se identificar os objetivos, interesses e contribuições das pesquisas, bem como os entendimentos dos autores sobre afetividade. Os resultados denotam a necessidade de investimentos em pesquisas sobre o tema, bem como acena para a importância de os professores se atentarem para a questão da afetividade e suas implicações no contexto das aulas de Matemática. Ainda, que é preciso ressignificar o “ser um professor afetivo” e o papel da afetividade em sala de aula.

Biografía del autor/a

Mayara Andressa Marzagão, UNIOESTE

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. E-mail: mayaraamarzagao@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8805-7161

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, campus Toledo. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, e do Programa de Metrado Profissional em Ensino de Matemática, da UTFPR, Campus Londrina e Cornélio Procópio. E-mail: rodolfovertuan@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0695-3086

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Publicado
2022-04-27
Cómo citar
MARZAGÃO, M. A.; VERTUAN, R. E. A pesquisa sobre Afetividade em Educação Matemática nos Periódicos da Área no Período de 2015 a 2019. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-24, 27 abr. 2022.

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