Ações de Formação de Professores de Matemática e o Movimento de Construção de sua Identidade Profissional

Resumen

Considerando a importância de buscar espaços diferenciados de formação inicial de professores de matemática, para além das tradicionais disciplinas, no presente artigo foram analisadas duas ações de formação, desenvolvidas na Universidade Estadual de Londrina – UEL, nomeadamente: a exploração de tarefas para o trabalho com multiplicação e divisão de inteiros, a partir de ideias presentes nos trabalhos de René Descartes e David Hilbert; e a construção e a utilização de casos multimídia na perspectiva do Ensino Exploratório. As negociações de significados, como mecanismo da aprendizagem docente, promovidas por essas ações em um espaço colaborativo permitiram intervenção contínua dos futuros professores em um processo de dar e receber, de influenciar e ser influenciado e, por conseguinte, o movimento de constituição de sua identidade profissional.

Biografía del autor/a

Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: marciacyrino@uel.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4276-8395.

Citas

BALDINO, Roberto Ribeiro. Sobre a epistemologia dos números inteiros. Educação Matemática em Revista, São Paulo, n. 5, ano 3, p. 4-11, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da Educação Básica, em cursos de nível superior. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1 e 2, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. 2002a.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, p. 15, 05 de março de 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP no 2/2015, de 1o de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. MEC. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP no 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). MEC. Brasília, 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 15 jul. 2021.

BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistémologique et les problèmes en Mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 4, n. 2, p.165-198, 1983.

CANAVARRO, Ana Paula. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n. 115, p. 11-17, 2011.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Propostas de formação inicial de professores de Matemática no Estado do Paraná: condicionantes do cenário atual. Boletim GEPEM, v. 63, p. 45-59, 2013. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2014.033. Acesso em: 15 jul. 2021.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Mathematics Teachers’ Professional Identity Development in Communities of Practice: Reifications of Proportional Reasoning Teaching. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 30, n. 54, p. 165-187, 2016a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n54a08. Acesso em: 15 jul. 2021.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. 1. ed. Londrina: EDUEL - Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2016b. v. 1. 218p.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v. 10, n. 24, p. 699-712, 2017.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Grupos de estudo e pesquisa e o movimento de constituição da identidade profissional de professores que ensinam matemática e de investigadores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, n. 6, p. 1-17, 2018a. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i6.2062. Acesso em: 15 jul. 2021.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Prospective mathematics teacher’s professional identity. In: Marilyn E. Strutchens; Rongjin Huang; Despina Potari; Letícia Losano (org.). ICME-13 Monographs. 1.ed. Switzerland: Springer International Publishing, v. 1, p. 269-285, 2018b. Disponivel em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-91059-8_15. Acesso em: 15 jul. 2021.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Hélia Margarida de. Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 24, p. 97-126, 2011.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Hélia Margarida de. Ensino exploratório e casos multimídia na formação de professores que ensinam matemática. In: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino. (org.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. 1ed.Londrina: EDUEL - Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2016, v. 1, p. 19-32.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade C; PARQUINI, Regina Célia Guapo. Multiplicação e divisão de números inteiros: uma proposta para formação de professores de Matemática. 2. ed. Belém: SBHMat - Sociedade Brasileira de História da Matemática - Col. Hist. da Matemática para Professores, 2010. v. 1. 70p.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. (org.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. 1ed.Londrina: EDUEL - Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2016, v. 1, p. 81-100.

DARRAGH, Lisa. Identity research in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 93, n. 1, p. 19-33, 2016.

DE PAULA, Enio Freire; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Identidade profissional de professores que ensinam Matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetiké, Campinas (SP), v. 25, n.1, p. 27-45, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647553. Acesso em: 15 jul. 2021.

DESCARTES, René. The Geometry. Trad. David Eugene Smith e Martha L. Latham. New York: Dover Publications, 1954.

DESCARTES, René. Discurso do Método. Lisboa, Portugal: Edições 70 Ltda, 1979.

FOUCAUT, Michael. Estratégia, Poder-Saber (Ditos e Escritos, vol. IV). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GATTI, Bernadete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. Estudo dos cursos de Licenciatura no Brasil: Letras, Matemática e Ciências Biológicas. Fundação Victor Civita, São Paulo, SP, 2008.

GLAESER, Georges. Epistemologia dos Números Relativos. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 17, p. 29-124, 1985.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12a ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

HILBERT, David. Fundamentos da geometria. Trad. da 7.ed. (1930) por Maria P. Ribeiro, Paulino L. Fortes, A.J. Franco de Oliveira. Lisboa: Gradiva, 2003.

KELCHTERMANS, Geert. Who I am in how I teach is the message: self‐understanding, vulnerability and reflection. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v.15, n.2, p. 257-272, 2009.

LOSANO, Letícia; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Current Research on Prospective Secondary Mathematics Teachers Professional Identity. In: STRUTCHENS Marilyn E.; HUANG, Rongjin; LOSANO, Letícia; POTARI, Despina; PONTE, João Pedro Da; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; ZBIEK, Rose MMary (org.). ICME-13 Topical Surveys. 1ed.Cham - Switzerland: Springer International Publishing, v. VIII, p. 25-32, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-38965-3_4. Acesso em: 15 jul. 2021.

MORIEL-JUNIOR, Jeferson Gomes; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 535-557, 2009.

OLIVEIRA, Hélia Margarida de; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Developing Knowledge of Inquiry-Based Teaching by Analysing a Multimedia Case: One Study with Prospective Mathematics Teachers. SISYPHUS - Journal of Education, Lisboa, v. 1, n. 3, p. 214-245, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.25749/sis.3712. Acesso em: 15 jul. 2021.

OLIVEIRA, Hélia Margarida de; MENEZES, Luís; CANAVARRO, Ana Paula. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, Lisboa, v. 22, n. 2, p. 1-25, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.48489/quadrante.22895. Acesso em: 15 jul. 2021.

RODRIGUES, Renata Viviane Raffa; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Hélia Margarida de. M. Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. Boletim de Educação Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 32, n. 62, p. 967-989, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a11. Acesso em: 15 jul. 2021.

STEIN, Mary Kay; ENGLE, Randi A.; SMITH, Margaret S.; HUGHES, Elizabeth K. Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, n. 4, p.313–340, 2008.

WELLS, Gordon. Dialogic inquiry: Towards a sociocultural practice and theory of education. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

Publicado
2021-08-11
Cómo citar
CYRINO, M. C. C. T. Ações de Formação de Professores de Matemática e o Movimento de Construção de sua Identidade Profissional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-26, 11 ago. 2021.
Sección
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát