Revisitando o Debate Sobre Justiça Social e Educação Matemática: Uma Perspectiva em Nancy Fraser

Resumen

Neste ensaio, objetivamos apresentar um estudo que toma como referencial teórico a perspectiva bidimensional de Justiça Social proposta por Nancy Fraser, para analisar algumas contribuições presentes em publicações participantes do debate brasileiro sobre Justiça Social e Educação Matemática. Com isto, além de compreendermos as diferentes perspectivas participantes deste vasto debate, buscamos apresentar as discussões realizadas por Fraser, filósofa pouco explorada no movimento da Educação Matemática, em um importante momento de sua trajetória de elaboração teórico-filosófica sobre Justiça Social. A partir de um olhar pautado na perspectiva bidimensional de Justiça Social de Fraser [Redistribuição e Reconhecimento], é possível observar em algumas contribuições participantes do debate sobre Justiça Social e Educação Matemática no Brasil, tanto esforços alinhados às lutas por Redistribuição, quanto esforços alinhados às lutas por Reconhecimento. Ao fim, convidamos as pessoas que fazem parte da comunidade da Educação Matemática a refletirem e atuarem em favor da erradicação das injustiças históricas e dos nossos tempos.

Biografía del autor/a

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp/CNPq). Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e também Bolsista Pibic/CNPq na área de Educação (2019-2020). Representante na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Teoria Crítica). É Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

E-mail: flaviotaveira16@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3980-4650.

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpel) formada por Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade do Chile, da Pontifícia Universidade Católica do Peru, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e da Universidade Autônoma de Zacatecas. Editora da Revista Currículo, Cultura e Identidade (Recculti). Tem experiência em Educação Matemática e atuado em atividades de pesquisa, extensão e orientação, permeando os campos da Filosofia (Teoria Crítica) e do Currículo. 

E-mail: deise.peralta@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5146-058X.

Citas

BARROS, Kazue Saito Monteiro de. Réplica 1 - o que é um ensaio? Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 15, n. 2, p. 333-337, 2011. Disponível em: <https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/846>. Acesso em: 16 jan. 2022.

BERTERO, Carlos Osmar. Réplica 2 - o que é um ensaio teórico? Réplica a Francis Kanashiro Meneghetti. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 15, n. 2, p. 338-342, 2011. Disponível em: <https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/847>. Acesso em: 16 jan. 2022.

BRESSIANI, Nathalie. Nancy Fraser e o Feminismo. Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas: Mulheres na Filosofia, Campinas, v. 6, n. 3 p. 77-98, 2020. Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/wp-content/uploads/sites/178/2020/03/PDF-Nancy-Fraser-e-o-Feminismo.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2022.

BRESSIANI, Nathalie. Redistribuição e Reconhecimento - Nancy Fraser entre Jürgen Habermas e Axel Honneth. Cadernos CRH, Salvador, v. 24, n. 62, p. 331-352, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccrh/a/VyptqKwdK4JyfWr5SkHQkfJ/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 16 jan. 2022.

BRESSIANI, Nathalie; SILVA, Felipe Gonçalves. A Teoria de Justiça de Nancy Fraser: reflexão normativa e diagnósticos do capitalismo. In: WEBER, Thadeu; COSTA, Jardel de Carvalho (Orgs.). Filosofia do Direito: Teorias Modernas e Contemporâneas da Justiça. 1ed. p. 195-227. Porto Alegre: Fênix Editora, 2021.

CORREIA, Andyara Leticia de Sales. Uma análise da concepção tridimensional de justiça de Nancy Fraser: redistribuição, reconhecimento e representação. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2021.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A broad concept of Social Justice. In STINSON, David; Wager, Anita. Teaching Mathematics for Social Justice. Conversation with Educators. Reston VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2012.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Literacy, Matheracy, and Technoracy: A Trivium for Today. Mathematical Thinking and Learning, v. 1, n. 2, p. 131-153, 1999.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Um sentido mais amplo de ensino da matemática para justiça social. CONGRESO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA DE AMÉRICA CENTRAL Y EL CARIBE, 1, 2013 Santo Domingo. Anais... República Dominicana, 2013. Disponível em: <https://ciaem-redumate.org/memorias-icemacyc/Conferencia_plenaria,_D'Ambrosio.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FERNANDES, Filipe Santos; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 34, p. 1-16, 5 abr. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/12785>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 63, p. 7-20, 2002. Disponível em: <https://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/63/RCCS63-Nancy%20Fraser-007-020.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FRASER, Nancy. Abnormal Justice. Critical Inquiry, Chicago, v. 34, n. 3, 2008b. Disponível em: <https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/589478?journalCode=ci>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, São Paulo v. 15, n. 14-15, p. 231-239, 2006. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50109>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FRASER, Nancy. Fortunes of Feminism. From State-Managed Capitalism to Neoliberal Crisis. New York: Verso, 2013.

FRASER, N. From redistribution to recognition? Dilemmas of justice in a ‘postsocialis’ age”. New Left Review, London, n. 212, p. 68-93, 1995. Disponível em: <https://newleftreview.org/issues/i212/articles/nancy-fraser-from-redistribution-to-recognition-dilemmas-of-justice-in-a-post-socialist-age>. Acesso em: 14 jan. 2022.

FRASER, Nancy. Justiça Anormal. Revista da Faculdade de Direito Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 108, p. 739-768, 2013. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/68001>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FRASER, Nancy. Justice Interruptus. Critical reflections on the “postsocialist” condition. New York: Routledge, 1997.

FRASER, Nancy. Reenquadrando a justiça em um mundo globalizado. Lua Nova, São Paulo, v. 77, p. 11-39, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ln/a/BJjZvbgHXyxwYKHyJbTYCnn/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FRASER, Nancy. Reframing justice in a globalizing world. New Left Review, London, n. 36, 2005. Disponível em: <https://newleftreview.org/issues/ii36/articles/nancy-fraser-reframing-justice-in-a-globalizing-world>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FRASER, Nancy. Scales of Justice: Reimagining Political Space in a Globalizing World. Cambridge: Polity Press, 2008a.

FRASER, Nancy. Sobre justiça: lições de Platão, Rawls e Ishiguro. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 15, p. 265-277, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/rkNjX5TQbJqLJyvmHS7vWLj/?lang=pt>. Acesso em: 16 jan. 2022.

FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition? A political-philosophical exchange. New York: Verso, 2003.

FRASER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalism: a conversation in critical theory. Cambridge: Polity Press, 2018.

FRASER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020.

FRASER, N. Justiça Interrompida: reflexões críticas sobre a condição pós-socialista. São Paulo: Boitempo, 2022.

KISTEMANN Jr, Marco Aurélio. Por uma educação matemática para além do capital com justiça social. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa 27, v. 27, p. 145-152, 2014. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/5287/1/KistemannPorumaALME2014.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2022.

LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. New York: Oxford University Press, 2005.

LATOUR, Bruno. Où atterrir — comment s'orienter en politique –. Paris: La Découverte, 2017.

LATOUR, Bruno. Down to earth: Politics in the new climatic regime. Cambridge: Polity Press, 2018.

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. Laboratory life: the construction of scientific facts. Princeton: Princeton University Press, 1986.

MATTOS, Patrícia. A sociologia política do reconhecimento: As contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. São Paulo: Annablume, 2006.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 15, n. 2, p. 320-332, 2011. Disponível em: <https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/845>. Acesso em: 16 jan. 2022.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Online. 2022. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=Justi%C3%A7a>. Acesso em: 14 jan. 2022.

MOLFINO, Verónica; OCHOVIET, Cristina. Enseñanza de da Matemática para la Justicia Social en cursos de postgraduación. RELIME, Cidade do México, v. 22, n. 2, p. 139-162, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.12802/relime.19.2221>. Acesso em: 16 jan. 2022.

NOBRE, Marcos. Curso Livre de Teoria Crítica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2008.

PINTO, Celi Regina Jardim. Nota sobre a controvérsia Fraser-Honneth informada pelo cenário brasileiro. Lua Nova, São Paulo, n.74, p.35-58, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ln/a/8njx7bZgXCwhNPz7kpthnpD/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 16 jan. 2022.

SILVA, Josué Pereira. Trabalho, cidadania e reconhecimento. São Paulo: Annablume, 2008.

SILVA, Felipe Gonçalves. Iris Young, Nancy Fraser e Seyla Benhanin: uma disputa entre modelos críticos. In: NOBRE, Marcos. Curso Livre de Teoria Crítica. 1. ed. P. 199-226. Campinas: Papirus, 2008.

SOUZA, Luiz Gustavo da Cunha de. Reconhecimento como teoria crítica? A formulação de Axel Honneth. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade de Campinas, Campinas, 2009.

VALERO, Paola. Justicia Social y Educación Matemática: Una exploración de la política cultural de la educación matemática en un tiempo de fragilidad de los ideales de la justicia, la igualdad, la equidad y la democracia. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 8, n. 3, p. 40-56, 2018. Disponível em: <https://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2054>. Acesso em: 16 jan. 2022.

Publicado
2022-12-01
Cómo citar
TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Revisitando o Debate Sobre Justiça Social e Educação Matemática: Uma Perspectiva em Nancy Fraser. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-17, 1 dic. 2022.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)

Artículos más leídos del mismo autor/a