A Atuação Docente e Possíveis Articulações entre Potência e o Corpo-Professor (de Matemática)
Resumo
Esse texto baseia-se em uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática e tem por objetivo apresentar resultados dessa investigação sobre o corpo-professor de Matemática da Educação Básica e sua relação com a noção de potência, mobilizada a partir de Nietzsche. Essa reflexão parte de cinco narrativas de professores de Matemática que atuam ou atuaram na Rede Municipal de Campo Grande/MS e que foram produzidas com base em pressupostos da Metodologia História Oral. As articulações aqui propostas envolvem alguns dos usos e abusos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); a construção da idealização da profissão e do espaço escolar e como isso pode operar ora na construção de um modo de vida adoecido no ambiente escolar, ora na produção de valores para um corpo-professor.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/publicacoes. Acesso em 10 de jun. de 2018.
CLARETO, Sônia Maria. Na travessia: construção de um campo problemático. In: CLARETO, S.M.; ROTONDO, M.A.S.; VEIGA, A.L.V.S.. (Org.). Entre composições: formação, corpo e educação. 1 ed. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011, v. 01, p. 17-32.
DIAS, Aliny Mary. Salário alto faz cargo de professor na Rede Municipal ter disputa recorde. Campo Grande News. Campo Grande/MS. 24/01/2014. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/salario-alto-faz-cargo-de-professor-na-rede-municipal-ter-disputa-recorde. Acesso em 03 de set. de 2014.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Trad. Ruth Joffily Dias e Edmundo Fernandes Dias. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Estacas em paisagens móveis: um ensaio a partir da narrativa de três professores de Matemática. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. et al. (Org.). Viver e contar: experiências e práticas de professores de Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012, p. 331-348.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Outras inquisições: apontamentos sobre história oral e história da educação matemática. Zetetiké, v. 18, n. 2, 2010.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota técnica: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. [s/d]. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
KNIJNIK, Gelsa. Pesquisar em Educação Matemática na contemporaneidade: perspectivas e desafios. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v.9(3), p.1-14, 2016.
LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 65-88, mar. 2003.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
LARROSA, Jorge. Nietzsche & a Educação. Tradução: Semíramis Gorini da Veiga. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
LEMOS, José Carlos Galvão. Do encanto ao desencanto, da permanência ao abandono: o trabalho docente e a construção da identidade profissional. 2009. 315 f. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. 1º Monitoramento do Plano Municipal de Educação do município de Campo Grande-MS 2015-2024. Campo Grande, 2017. Disponível em: http://www.campogrande.ms.gov.br/pme/downloads/relatorio-de-monitoramento-e-avaliacao. Acesso em: 24 mai. 2023.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. Relatório Anual de Monitoramento do Plano Municipal de Educação PME de Campo Grande/MS. Campo Grande, 2018. Disponível em: http://www.campogrande.ms.gov.br/pme/downloads/relatorio-de-monitoramento-e-avaliacao. Acesso em: 24 mai. 2023.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Vontade de Potência. Tradução, prefácio e notas de Mário Ferreira dos Santos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
REIS, Ana Carolina de Siqueira Ribas. Morte e vida severina: auto de natal em Educação Matemática. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2020.
SOUTO, Romélia Mara Alves. O abandono do magistério entre os profissionais egressos da licenciatura em matemática da UFSJ indícios sobre a condição docente no Brasil. In: Congresso Ibero Americano de Educação Matemática, 2013, Montevidéu. VII CIBEM - Anais, 2013. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/19778/1/Alves2013O.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
SOUZA, Luzia Aparecida de. História Oral e Educação Matemática: um estudo, um grupo, uma compreensão a partir de várias versões. 2006. 348 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.