A Atuação Docente e Possíveis Articulações entre Potência e o Corpo-Professor (de Matemática)

  • Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Luzia Aparecida Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Narrativas, Professores de Matemática, Potência

Resumo

Esse texto baseia-se em uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática e tem por objetivo apresentar resultados dessa investigação sobre o corpo-professor de Matemática da Educação Básica e sua relação com a noção de potência, mobilizada a partir de Nietzsche. Essa reflexão parte de cinco narrativas de professores de Matemática que atuam ou atuaram na Rede Municipal de Campo Grande/MS e que foram produzidas com base em pressupostos da Metodologia História Oral. As articulações aqui propostas envolvem alguns dos usos e abusos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); a construção da idealização da profissão e do espaço escolar e como isso pode operar ora na construção de um modo de vida adoecido no ambiente escolar, ora na produção de valores para um corpo-professor.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Matemática, mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade Nova Andradina. É integrante do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa, com experiência em pesquisas nos temas História e Filosofia da Educação Matemática, Narrativas e História Oral.

E-mail: carolribas1986@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7374-7656.

Luzia Aparecida Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Luzia Aparecida de Souza, mãe do Francisco desde 2013. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Realizou Pós-Doutorado na Escola de Educação na Universidade de Cape Town (África do Sul) de agosto de 2019 a julho de 2020. É coordenadora do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática - GHOEM. É professora associada do Instituto de Matemática e atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, campus de Campo Grande. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Educação Matemática, Narrativas e História Oral.

E-mail: luzia.souza@ufms.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8428-4503.

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Publicado
2023-12-18
Como Citar
REIS, A. C. DE S. R. DOS; SOUZA, L. A. A Atuação Docente e Possíveis Articulações entre Potência e o Corpo-Professor (de Matemática). Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 1-19, 18 dez. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)