A Hermenêutica de Profundidade como Recurso Metodológico para as Pesquisas em História da Educação Matemática

  • Luzia Aparecida Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Guedes Cury UFRN
Palavras-chave: Hermenêutica de Profundidade, Metodologia de Pesquisa, Educação Matemática.

Resumo

Neste texto fazemos uma incursão introdutória ao referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) desenvolvido por E. P. Thompson (2011) que vem sendo usada há alguns anos em pesquisas sobre História da Educação Matemática, mas que entendemos ser profícua para outras investigações em Educação Matemática. Assim, além dos conceitos iniciais que cercam esta metodologia, apresentamos também alguns trabalhos que têm mobilizado da HP de diferentes formas, mostrando que suas potencialidades estão diretamente ligadas à sensibilidade do pesquisador na busca por reflexão e fundamentação metodológicas. A discussão acerca dessa teoria é acompanhada de sua necessária problematização e do alerta quanto a atenção do pesquisador em relação ao seu próprio percurso metodológico. 

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Publicado
2015-12-18
Como Citar
SOUZA, L. A.; CURY, F. G. A Hermenêutica de Profundidade como Recurso Metodológico para as Pesquisas em História da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.