A Hermenêutica de Profundidade como Recurso Metodológico para as Pesquisas em História da Educação Matemática

Luzia Aparecida Souza, Fernando Guedes Cury

Resumo


Neste texto fazemos uma incursão introdutória ao referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) desenvolvido por E. P. Thompson (2011) que vem sendo usada há alguns anos em pesquisas sobre História da Educação Matemática, mas que entendemos ser profícua para outras investigações em Educação Matemática. Assim, além dos conceitos iniciais que cercam esta metodologia, apresentamos também alguns trabalhos que têm mobilizado da HP de diferentes formas, mostrando que suas potencialidades estão diretamente ligadas à sensibilidade do pesquisador na busca por reflexão e fundamentação metodológicas. A discussão acerca dessa teoria é acompanhada de sua necessária problematização e do alerta quanto a atenção do pesquisador em relação ao seu próprio percurso metodológico. 


Palavras-chave


Hermenêutica de Profundidade; Metodologia de Pesquisa; Educação Matemática.

Texto completo:

822-838

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