Vislumbrando práticas de modelagem matemática na Educação Básica
uma análise do raciocínio abdutivo de professores em formação continuada
Resumo
De modo a evidenciar estratégias que professores em formação continuada vislumbram para implementar práticas de modelagem na Educação Básica a partir de um tema abordado como modeladores, neste artigo analisamos o raciocínio abdutivo desencadeado no compartilhamento de sugestões entre eles. A análise qualitativa de cunho interpretativo fundamentada no quadro teórico foi subsidiada nas transcrições das falas de nove professores participantes de uma disciplina de mestrado em Ensino de Matemática. Os resultados revelaram que os professores, após desenvolverem uma atividade com o tema parquímetro, sugeriram usar ou mesmo adaptar o tema para ser implementado em sala de aula que atuavam. As adaptações levaram em consideração aproximar os alunos do tema por meio de coleta empírica e simulação de instalação de parquímetro na cidade, revelando que os professores, ao elaborar hipóteses explicativas criaram estratégias relacionadas à vivência dos alunos e à possibilidade de conhecer equipamentos que não fazem parte do seu cotidiano.
Referências
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. In: ALMEIDA, Lourdes Werle; SILVA, Karina Pessoa (Orgs.). Modelagem Matemática em Foco. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014. p. 1-21.
ALMEIDA, Lourdes Werle; SILVA, Karina Pessoa; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
ATKINS, Richard Kenneth. Inferential Modeling of Percept Formation: Peirce’s Fourth Cotary Proposition. In: HULL, Kathleen A.; ATKINS, Richard Kenneth. Peirce on Perception and Reasoning. Routledge Studies in American Philosophy: USA, 2017, p. 25–39.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BLISS, Karen; LIBERTINI, Jessica. What is Mathematical Modeling? In: GARFUNKEL, Sol; MONTGOMERY, Michelle. GAIMME: Guidelines for Assessment & Instruction in Mathematical Modeling Education. COMAP, SIAM: Reston, Philadelphia, 2006.
BORROMEO FERRI, RITA. Learning How to Teach Mathematical Modeling in School and Teacher Education. New York: Springer International Publishing, 2018.
BRAZ, Bárbara Cândido. Aprendizagens sobre modelagem matemática em uma comunidade de prática de futuros professores de matemática. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
BRAZ, Bárbara Cândido; KATO, Lilian Akemi. Constituição de Comunidades de Práticas Locais e o Ambiente de Aprendizagem da Modelagem Matemática: algumas relações. Bolema, v. 29, n. 52, p. 613–636, ago. 2015.
BURAK, Dionisio. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
CARARO, Elhane de Fátima Fritsch. O professor que desenvolve modelagem matemática na Educação Básica no estado do Paraná. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
CEOLIM, Amauri Jersi. Modelagem Matemática na Educação Básica: obstáculos e dificuldades apontados por professores. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
ELFRINGHOFF, Mareike Schulze; SCHUKAJLOW, Stanislaw. What makes a modelling problem interesting? Sources of situational interest in modelling problems. Quadrante, v. 30, n. 1, p. 8–30, jun. 2021.
FORNER, Régis. Modelagem Matemática e o legado de Paulo Freire: relações que se estabelecem com o currículo. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2018.
GALBRAITH, Peter. Models of modelling: genres, purposes or perspectives. Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 5, p. 3–16, 2012.
GAMBARATO, Renira Rampazzo. Peircean semiotics in the context of design praxis: abduction and perception in dialogue. Sign Systems Studies, v. 41, n. 4, p. 424–432, 2013.
GONZALEZ, Maria Eunice Quilici; HASELAGER, Willem (Pim) Ferdinand Gerardus. Raciociocínio abdutivo, criatividade e auto-organização. Cognitio, n. 3, nov., p. 22–31, 2002.
KEHLE, Paul E.; LESTER, Frank. K Jr. A semiotic look at modeling behavior. In: LESH, Richard; DOERR, Helen M. Beyond constructivism: models and modeling perspectives on mathematics problem solving, learning, and teaching. Hillsdale: Erlbaum, 2003, p. 97–122.
KOGA, Mariane Alves. Formação continuada de professores em modelagem matemática: uma análise dos saberes docentes em práticas planejadas e implementadas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; SOUZA, Lahis Braga; FORNER, Régis. Olhares de docentes sobre as possibilidades da modelagem nas aulas de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1–22, 2021.
MUTTI, Gabriele de Sousa Lins. Adoção da Modelagem Matemática para professores em um contexto de formação continuada. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
OLIVEIRA, Wellington Piveta. A modelagem matemática no estágio pedagógico: uma investigação fenomenológica. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
OMODEI, Letícia Barcaro Celeste. Autenticidade em Atividades de Modelagem Matemática: da aprendizagem para o ensino em um curso de formação de professores. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 2. reimpr. da 3. ed. de 2000. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PECHLIVANIDIS, Christos A. What Is Behind the Logic of Scientific Discovery? Aristotle and Charles S. Peirce on Imagination. In: HULL, Kathleen A.; ATKINS, Richard Kenneth. Peirce on Perception and Reasoning. Routledge Studies in American Philosophy: USA, 2017, p. 132–146.
POLLAK, Henry; GARFUNKEL, SOL. A View of Mathematical Modeling in Mathematics Education. Journal of Mathematics Education at Teachers College. Out., p. 6–12, 2013. Disponível em: https://journals.library.columbia.edu/index.php/jmetc/article/view/658. Acesso em: 20 jan. 2024.
ROSA, Cláudia Carreira da. Modelagem matemática e formação de professores: um diálogo entre ensinar e aprender. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, p. 241–258, 2018.
SANTAELLA, Lucia. O método anticartesiano de C. S. Peirce. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Percepção: fenomenologia, ecologia, semiótica. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
SETTI, Elenice Josefa Kolancko; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Reflexões acerca da Prática Docente em uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, p. 561–580, dez. 2016.
SILVA, Lilian Aragão da; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Quando a escolha do tema em atividades de modelagem matemática provém do professor: o que está em jogo? Acta Scientiae, v. 17, n. 1, p. 40–56, jan./abr. 2014.
SIMMONS, Seymour. C. S. Peirce and the Teaching of Drawing. In: HULL, Kathleen A.; ATKINS, Richard Kenneth. Peirce on Perception and Reasoning. Routledge Studies in American Philosophy: USA, 2017, p. 119–131.
SOUZA, Elizabeth Gomes; LUNA, Ana Virgínia de Almeida. Modelagem matemática nos Anos Iniciais: pesquisas, práticas e formação de professores. REVEMAT, v. 9, Ed. Temática, jun., p. 57–73, 2014.
TEODORO, Flávia Pollyany. Aprendizagens sobre a prática pedagógica com modelagem matemática em uma comunidade de prática de professoras dos anos iniciais. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.
ZONTINI, Laynara dos Reis Santos. Modelagem matemática na sala de apoio à aprendizagem: o olhar dos professores em formação. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.