Apresentação – Dossiê: Formação de professores no contexto neoliberal
inclusão escolar, educação inclusiva e diversidade
Resumen
A formação de professores no Brasil tem sido amplamente debatida nas políticas educacionais, especialmente no contexto neoliberal, onde a educação se configura como uma mercadoria. Esse cenário tem impactado diretamente a concepção de inclusão escolar e educação inclusiva, trazendo desafios significativos para os docentes. O fortalecimento da formação continuada surge como um requisito essencial para garantir práticas pedagógicas adequadas e alinhadas às demandas contemporâneas da inclusão. Neste dossiê, buscamos analisar criticamente os impactos das políticas neoliberais na formação docente, observando suas implicações na prática pedagógica, nas condições de trabalho e na construção de abordagens inclusivas. Dado o exposto, este dossiê propõe uma reflexão aprofundada sobre a formação de professores diante dos desafios da inclusão escolar e da educação inclusiva em um contexto de políticas neoliberais. Consideramos fundamental discutir como a mercantilização da educação tem afetado o acesso à formação continuada e a implementação de práticas educacionais inclusivas, especialmente para populações historicamente marginalizadas. Dessa forma, buscamos ampliar a compreensão sobre os desafios que permeiam o ensino inclusivo e fomentar debates acadêmicos sobre alternativas que promovam uma educação pública de qualidade, pautada na equidade e na valorização da prática docente.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 set. 2001. Seção 1, p. 39.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEE, 2008.
Derechos de autor 2025 Albuquerque (online)

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Los derechos de autor pertenecen a esta revista. Las opiniones y puntos de vista presentes en los artículos son responsabilidad de sus autores y no necesariamente representan las posiciones oficiales de Albuquerque: revista de Estudios Culturales.


1.png)








