Apresentação - O fim do humor?
O riso sob ameaça ao longo da história
DOI:
https://doi.org/10.46401/arec.2025.v17.25578Palabras clave:
humor, história , linguagensResumen
Historicamente, o humor tem sido uma força vital em tempos de crise, funcionando como refúgio de lucidez e mecanismo de resistência diante de perseguições e opressões. Em regimes autoritários como a Alemanha nazista e a União Soviética, o riso persistiu como forma de crítica social e defesa da liberdade, mostrando-se essencial para preservar a sanidade e estimular o pensamento independente. Hoje, estudiosos continuam a destacar sua relevância: o humor promove a dúvida, base do pensamento crítico, e fortalece a liberdade. No entanto, a relação entre humor e liberdade é complexa, pois os “inimigos do riso” não estão apenas fora, mas também dentro de nós, nos medos que limitam nossa expressão. Nesse cenário, o humor autocrítico – presente na sátira, na ironia surge como ferramenta poderosa para enfrentar tais medos e reconciliar o riso com ética e liberdade. Inspirado pela frase de Amos Oz, que associa fanatismo à ausência de humor, o dossiê questiona se estamos diante do fim do riso. Em um mundo marcado por guerras, ataques às democracias, polarização, crise ambiental e incertezas, o humor permanece indispensável como instrumento de enfrentamento e reflexão. O dossiê reúne pesquisadores de diversas áreas para aprofundar o debate sobre o papel do humor como resistência e crítica em tempos de crise global.
Descargas
Referencias
BARDON, Adrian. The Philosophy of Humor. In: CHARNEY, Maurice (ed.). Comedy: a geographic and historical guide. Connecticut: Greenwood Press, 2005.
MILNER DAVIS, Jessica. Taking humour and laughter seriously: the multi-disciplinary field of humour studies. Journal & Proceedings of the Royal Society of New South Wales, [s. l.], v. 154, pt. 2, p. 182-200, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Albuquerque (online)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor pertenecen a esta revista. Las opiniones y puntos de vista presentes en los artículos son responsabilidad de sus autores y no necesariamente representan las posiciones oficiales de Albuquerque: revista de Estudios Culturales.

1.png)








