Prática pedagógica e inclusão escolar no Brasil

formação docente na educação especial

Palavras-chave: formação docente, prática pedagógica, pessoas com deficiência, inclusão escolar

Resumo

O estudo objetiva analisar a relação entre a formação docente e a prática pedagógica, na educação especial na perspectiva inclusiva amparada pelas reflexões de autores como Michels (2017) e Mazzotta (2011) e ainda associada a análise de marcos legislativos como a LDBEN (1996) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI, 2008). Conclui-se a necessidade de uma política de formação docente coesa e contínua que sustente práticas pedagógicas inclusivas e supere as dualidades históricas.

 

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Biografia do Autor

Jackeline Miranda de Barros, Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEDUC-GO), Brasil

Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologia, Especialização em Educação Infantil e em Psicopedagogia. Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Goiás, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás e graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente, é servidora pública efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Goiás e da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9953567281062166

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS) e em Avaliação Institucional (UEG/GO). Graduada em Pedagogia (PUC-GO). Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores da GPEFORP/CNPq/UEG/GO. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1269420694190937

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Publicado
2025-09-27
Como Citar
BARROS, J. M. DE; FONSECA DE OLIVEIRA E SILVA, Y. Prática pedagógica e inclusão escolar no Brasil. Albuquerque (online), v. 17, n. 33, p. 104-122, 27 set. 2025.