Jogos de Linguagem na Matemática: Entre Livros e Reformas... uma terapia
Resumo
O presente texto volta-se para as reformas educacionais e a produção didática de Matemática do período de 1931-1951, abrangendo de forma específica a etapa que corresponde ao atual Ensino Médio. Na esteira desse processo, buscaremos evidenciar semelhanças e dessemelhanças nos programas da disciplina de Matemática, bem como a influência dos mesmos na produção didática do período. Assim, para concretização de tal investida, nos aproximamos da filosofia da linguagem de Wittgenstein, balizados pelos conceitos de jogos de linguagens e formas de vida. Esta ação surge como parte de uma pesquisa de doutorado em andamento na qual pretendemos, dentre outras, descrever de forma panorâmica e analógica jogos de linguagem matemáticos/geométricos presentes nos livros didáticos do século XX e início do século XXI referentes a este nível de ensino (ou equivalente). Em nossas considerações iniciais percebemos que, tanto na sala de aula como nos livros didáticos, os jogos de linguagem que ali são mobilizados, são entrecortados por outros jogos de linguagem, não deixando de apresentar semelhanças entre eles.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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