Demonstrações de Teoremas Geométricos

uma terapia sobre o rigor

Resumo

O presente texto volta-se para cinco coleções de livros didáticos de matemática produzidos no período de 1940-2010, que se destinaram à etapa de ensino que atualmente corresponde ao Ensino Médio. Ao evidenciarmos semelhanças e dessemelhanças nos conteúdos geométricos dos referidos livros, a fim de cumprir os objetivos de uma pesquisa de doutorado, ficou latente, em nosso processo terapêutico, a questão do rigor. Observado não só nas provas/demonstrações matemáticas, mas, também, na disciplina escolar e em outros aspectos sociais. Em nossa investida, nos aproximamos do modo terapêutico de filosofar de Ludwig Wittgenstein, balizada principalmente pelas ferramentas conceituais: jogos de linguagens, formas de vida e com inspirações metodológicas na terapia filosófica.

Biografia do Autor

Marizete Nink de Carvalho, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia.

Thiago Pedro Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” e Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

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Publicado
2022-11-02
Como Citar
Carvalho, M. N. de, & Pedro Pinto, T. (2022). Demonstrações de Teoremas Geométricos. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16680
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)