Mesa I - O problema da documentação para a História da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos
Resumo
Como qualquer pesquisador, o historiador também tem que se apoiar em teóricos que fundamentem sua ação e essas visões, como em qualquer ciência, se alteram à
medida que novas reflexões se fazem presentes.
Há ainda quem se apoie em bases mais descritivas, entendendo o papel do historiador como aquele que percebe e recupera achados históricos, e, numa narrativa considerada isenta de possíveis posturas tendenciosas, desconhecimentos ou imprecisões, mostra-a ao público como sendo única, uma vez que nessa concepção o
conhecimento se explica por si mesmo. Mas, de há muito, há quem não compactue com essa proposta. [...]
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado