Mesa I - O problema da documentação para a História da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos

  • Lucia Maria Aversa Villela Universidade Severino Sombra

Resumo

Como qualquer pesquisador, o historiador também tem que se apoiar em teóricos que fundamentem sua ação e essas visões, como em qualquer ciência, se alteram à
medida que novas reflexões se fazem presentes.
Há ainda quem se apoie em bases mais descritivas, entendendo o papel do historiador como aquele que percebe e recupera achados históricos, e, numa narrativa considerada isenta de possíveis posturas tendenciosas, desconhecimentos ou imprecisões, mostra-a ao público como sendo única, uma vez que nessa concepção o
conhecimento se explica por si mesmo. Mas, de há muito, há quem não compactue com essa proposta. [...] 

Publicado
2021-12-29
Como Citar
Villela, L. M. A. (2021). Mesa I - O problema da documentação para a História da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-7. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/14999
Seção
Mesas redondas - submetidas