Sessão 3: UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA
Resumo
As propostas aqui apresentadas originaram-se, em algum aspecto, em momentos da vida profissional de uma professora que declaradamente sempre se disse apaixonada pelas Geometrias. Na quase totalidade o material baseou-se em documentos do seu acervo – o Arquivo Pessoal de Estela Kaufman Fainguelernt (APEKF) – que foi sendo organizado ao longo da minha pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Acoplado à dissertação produzida, de acordo com o que é esperado de um programa dessa natureza, foi elaborado um produto final, que se compõe de atividades comentadas, que, em alguns casos, foram adaptadas, reescritas ou aprofundadas a partir de materiais da professora Estela.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado