Sessão 3: ANALISANDO METODOLOGIAS PROPOSTAS À ARITMÉTICA DAS SÉRIES INICIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS: 1910 a 1940

  • Carlos Alberto Marques de Souza Universidade Severino Sombra
  • Lucia Maria Aversa Villela Universidade Severino Sombra

Resumo

O enfoque desse pôster volta-se predominantemente à aritmética das séries iniciais em obras brasileiras das quatro primeiras décadas do século XX. Essa pesquisa pauta-se em base teórico-metodológica da história das disciplinas escolares, que, por sua vez, contempla os princípios da nova história cultural. Dentro dessa visão nos apoiamos em teóricos como: Choppin (2000), pela importância de suas concepções no trato histórico com manuais pedagógicos, Chervel (1990), Julia (2001) e Vinão (2007, 2008), por conta das visões a respeito dos estudos históricos sobre a cultura escolar e, Certeau (2008), em decorrência de sua concepção sobre a constituição das disciplinas escolares. Pautado nessas vertentes analisamos quatros obras didáticas. São elas: Arithmetica Elementar, (SOUZA, 1911), Primeira Arithmetica para Meninos (SOUZA LOBO, 1926), Arithmetica Elementar Illustrada (TRAJANO, 1936). Procuramos resaltar dados observados em parte dessas obras no que tange a conteúdos e propostas metodológicas utilizadas por esses autores ao abordarem temas como operações com números ‘inteiros’ (naturais), frações, sistema métrico decimal, divisibilidade e regra de três simples. No fim dessa análise, retomaremos as questões propostas no início dessa pesquisa e assim poderemos avaliar as mudanças ocorridas na maneira com que esses livros expõem esses conteúdos.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Souza, C. A. M. de, & Villela, L. M. A. (2022). Sessão 3: ANALISANDO METODOLOGIAS PROPOSTAS À ARITMÉTICA DAS SÉRIES INICIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS: 1910 a 1940. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-9. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15093
Seção
Pôster