Indícios históricos sobre o ensino de geometria nos anos iniciais do município de Caravelas – BA

  • Marcos Antônio Guedes Caetano Mestre em Educação Matemática, ColégioPolivalente de Caravelas-SEC-BA
  • Lucia Maria Aversa Villela Doutora em Educação Matemática

Resumo

Este trabalho, que está vinculado à minha dissertação de mestrado profissional, tem como objetivo mostrar os indícios históricos encontrados ao se tentar elucidar possíveis razões da ausência ou quase ausência do ensino de geometria nos anos iniciais do Município de Caravelas, BA, nas décadas de 1970 a 1990. Livros didáticos, diários de classe, planos de curso do ensino primário e da escola normal existentes neste espaço geográfico, relativos ao período em estudo, são fontes que recorri na escrita desta história. Inclui, ainda neste cenário, os depoimentos orais dos professores que atuam neste segmento de ensino. Nessa perspectiva, busquei aportes teórico-metodológicos nos estudos voltados ao aspecto histórico, alinhando as investigações no campo da história da educação matemática. Como parte do estágio docente supervisionado, desenvolveu-se uma série de encontros de estudo junto a um grupo de professores que hoje lecionam nesse grau de ensino naquele município, que objetivavam estabelecer o debate sobre o aprendizado recebido e o que está sendo por eles oferecido em geometria. 
Como Citar
Caetano, M. A. G., & Villela, L. M. A. (1). Indícios históricos sobre o ensino de geometria nos anos iniciais do município de Caravelas – BA. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6235
Seção
Sessões Coordenadas