Sessão Coordenada: alguns comentários
Resumo
Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: A Formação de Professores e/nas Práticas de Mentoria: um olhar sobre uma instituição privada em Campo Grande/MS nas décadas de 1980 e 1990, de autoria de Viviane Ramos Gomes Gaspar e Luzia Aparecida de Souza (aqui indicado por T1); A Escola de Formação Permanente do Magistério de Sobral – ESFAPEM: formação e prática docente em Matemática das professoras deste município, de autoria de Miguel Jocelio Alves da Silva (aqui indicado por T2); Práticas Mobilizadoras de Cultura Aritmética na
Formação de Professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889): Ouvindo Espectros Imperiais, de autoria de Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias (aqui indicado por T3) e Regulamento de 1890 e Provas de Concurso para Professores do Ensino Primário no Estado de Sergipe, de autoria de Heloísa Helena Silva e Wilma Fernandes Rocha (aqui intitulado de T4).
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado