Matemática na Escola Normal de Natal/RN (1896 – 1925): alguns fragmentos de história

  • Márcia Maria Alves de Assis Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN e docente do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, IFESP.
  • Iran Abreu Mendes Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Resumo

Neste artigo descrevemos uma construção historiográfica acerca das matemáticas escolares do ensino primário abordadas na Escola Normal de Natal (RN) entre 1896 e 1925. Nossa principal finalidade foi explorar documentos sobre as trajetórias matemáticas na referida escola, com vistas a apontar evidências das implicações legais desse período nas recorrências metodológicas e na construção dos programas de ensino dessas matemáticas escolares. Para alcançar nossos objetivos recorremos aos princípios teóricos relacionados à história das disciplinas escolares, com base em Chervel (1990). O método utilizado para a aproximação historiográfica baseou-se na exploração e reorganização de informações presentes em múltiplas fontes históricas impressas constituídas da cultura escolar, com base em Julia (2001). Como este artigo se refere a parte de uma pesquisa de doutorado que abrange a primeira metade do século XX, apontamos nossas reflexões sobre o estudo no período citado, fato que consideramos conclusivos para o período proposto.

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Publicado
2022-01-07
Como Citar
Assis, M. M. A. de, & Mendes, I. A. (2022). Matemática na Escola Normal de Natal/RN (1896 – 1925): alguns fragmentos de história . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 453-464. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15145
Seção
Sessões Coordenadas