Matemática na Escola Normal de Natal/RN (1896 – 1925): alguns fragmentos de história
Resumo
Neste artigo descrevemos uma construção historiográfica acerca das matemáticas escolares do ensino primário abordadas na Escola Normal de Natal (RN) entre 1896 e 1925. Nossa principal finalidade foi explorar documentos sobre as trajetórias matemáticas na referida escola, com vistas a apontar evidências das implicações legais desse período nas recorrências metodológicas e na construção dos programas de ensino dessas matemáticas escolares. Para alcançar nossos objetivos recorremos aos princípios teóricos relacionados à história das disciplinas escolares, com base em Chervel (1990). O método utilizado para a aproximação historiográfica baseou-se na exploração e reorganização de informações presentes em múltiplas fontes históricas impressas constituídas da cultura escolar, com base em Julia (2001). Como este artigo se refere a parte de uma pesquisa de doutorado que abrange a primeira metade do século XX, apontamos nossas reflexões sobre o estudo no período citado, fato que consideramos conclusivos para o período proposto.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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