Fundamentos e métodos da história oral e da memória como subsídios para a pesquisa em história da Educação Matemática

  • Carlos Aldemir Farias da Silva Professor no Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará.
  • Iran Abreu Mendes Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A ideia de memória nos remete a muitas coisas, dentre as quais o nosso cotidiano, pois o Brasil é um país com sua memória histórica-cultural - educacional em construção, com intensidade inicial, uma vez que na atualidade ainda há um número reduzido de informações a cerca da edificação da sua história social. Neste artigo, destacamos as categorias história e memória, por considerar as atuais discussões que estamos realizando acerca da inserção de alguns fundamentos e métodos relacionados a tais categorias, como contribuição para o alargamento epistemológico das pesquisas nessa modalidade de abordagem, para os estudos sobre História da Educação Matemática.
Como Citar
Silva, C. A. F. da, & Mendes, I. A. (1). Fundamentos e métodos da história oral e da memória como subsídios para a pesquisa em história da Educação Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6258
Seção
Sessões Coordenadas