Uma análise interna de um dos manuscritos da aritmética de Charles Sanders Peirce: aritmética prática

  • Leandro Josué de Sousa Mestrando em Educação para a Ciência, Departamento de Pós-graduação da Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru.
  • Maria Ednéia Martins-Salandim ProfessoraDra. Maria Ednéia Martins-Salandim, Departamento de Matemática, UniversidadeEstadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru.

Resumo

Nosso objetivo nesse trabalho é apresentar uma análise interna de um dos manuscritos que são conhecidos pelos estudiosos de Charles Sanders Peirce como Primary Arithmetics. Nesse nosso estudo apoiamo-nos na Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson e nos Paratextos Editoriais de Gérard Genette para apresentar uma descrição dos referidos manuscritos e alguns apontamentos que podemos fazer e que derivam dessa descrição, constituindo assim uma Análise Formal ou Discursiva dos manuscritos, que não foram terminados e nem mesmo publicados pelo referido autor. Esses manuscritos só chegaram ao conhecimento do público graças ao trabalho de Carolyn Eisele que os editou e publicou no chamado de The New Elements of Mathematics by Charles S. Peirce. Nossas análises do manuscrito Aritmética Prática evidenciam a forma como o autor organizou as suas ideias, visando a publicação de um livro, apresentando, consequentemente, a forma como ele pensava que o ensino devia ser realizado pelos professores e seguido pelos alunos, inclusive, apresentando formas, que um professor atento poderia se respaldar, para conseguir chamar a atenção de seus alunos em prol de uma aula mais interessante e motivadora.
Como Citar
Sousa, L. J. de, & Martins-Salandim, M. E. (1). Uma análise interna de um dos manuscritos da aritmética de Charles Sanders Peirce: aritmética prática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6249
Seção
Sessões Coordenadas