Um projeto de hermenêutica de uma coleção de livros: O professor de Matemática em Ação.
Resumo
Nosso projeto de pesquisa visa analisar os cinco livros da coleção O Professor de Matemática em Ação, coordenada pelo professor Ruy Madsen Barbosa e publicada entre 2009 e 2014. A coleção é destinada à formação e à atuação do professor de matemática e se autodeclara portadora de inovações e recreações matemáticas. Nosso acesso a essa coleção se deu após a doação do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa ao acervo do Grupo História Oral e Educação Matemática. O professor Barbosa (1931 – 2017) foi importante no campo da Educação Matemática, no qual destacou-se em publicações e ações relativas ao seu ensino, tendo participado do Movimento da Matemática Moderna no Brasil, envolvendo-se com várias temáticas e tendências, como a Matemática Recreativa. Nossas análises se apoiarão na Hermenêutica de Profundidade e buscarão compreender o que essa coleção dissemina, reforça e subverte, problematizando as potencialidades do estudo de livros e as concepções de Matemática Recreativa no Brasil.
Referências
Bigode, A. J. L. (2018). A perspectiva Didática da Matemática Recreativa de Malba Tahan. Revista de Educação Matemática, 15(19), 223–234.
Flemming, D. M. (2004). Criatividade e Jogos Didáticos. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-11). Recife: UFPE.
Martins-Salandim, M. E. (2012). A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo. Um exame da década de 1960. (Tese Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista.
Picado, J., & Martins, P. M. (2014). Matemática Recreativa. Boletim da SPM, 71, 97-111.
Siqueira Filho, M. G. (2011). Malba Tahan em: da magia dos contos árabes às recreações matemáticas. Anais do Seminário Nacional de História da Matemática (pp. 1-10). Aracaju: Sbhm.
Souza, E. K. V. de. & Fossa, J. A. (2014). O pioneirismo de Malba Tahan na Educação Matemática brasileira. Anais Eletrônicos do Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. (pp. 1-8). Belo Horizonte: UFMG.
Thompson, J. B. (2011). Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado