Um projeto de hermenêutica de uma coleção de livros: O professor de Matemática em Ação.

  • Leandro Josué de Souza UNESP/Bauru
  • Maria Ednéia Martins-Salandim Unesp - Bauru

Resumo

Nosso projeto de pesquisa visa analisar os cinco livros da coleção O Professor de Matemática em Ação, coordenada pelo professor Ruy Madsen Barbosa e publicada entre 2009 e 2014. A coleção é destinada à formação e à atuação do professor de matemática e se autodeclara portadora de inovações e recreações matemáticas. Nosso acesso a essa coleção se deu após a doação do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa ao acervo do Grupo História Oral e Educação Matemática. O professor Barbosa (1931 – 2017) foi importante no campo da Educação Matemática, no qual destacou-se em publicações e ações relativas ao seu ensino, tendo participado do Movimento da Matemática Moderna no Brasil, envolvendo-se com várias temáticas e tendências, como a Matemática Recreativa. Nossas análises se apoiarão na Hermenêutica de Profundidade e buscarão compreender o que essa coleção dissemina, reforça e subverte, problematizando as potencialidades do estudo de livros e as concepções de Matemática Recreativa no Brasil.

Biografia do Autor

Leandro Josué de Souza, UNESP/Bauru

Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil. E-mail: leandro.josue@unesp.br.

Maria Ednéia Martins-Salandim, Unesp - Bauru

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil. E-mail: maria.edneia@unesp.br.

Referências

Bigode, A. J. L. (2018). A perspectiva Didática da Matemática Recreativa de Malba Tahan. Revista de Educação Matemática, 15(19), 223–234.

Flemming, D. M. (2004). Criatividade e Jogos Didáticos. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-11). Recife: UFPE.

Martins-Salandim, M. E. (2012). A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo. Um exame da década de 1960. (Tese Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista.

Picado, J., & Martins, P. M. (2014). Matemática Recreativa. Boletim da SPM, 71, 97-111.

Siqueira Filho, M. G. (2011). Malba Tahan em: da magia dos contos árabes às recreações matemáticas. Anais do Seminário Nacional de História da Matemática (pp. 1-10). Aracaju: Sbhm.

Souza, E. K. V. de. & Fossa, J. A. (2014). O pioneirismo de Malba Tahan na Educação Matemática brasileira. Anais Eletrônicos do Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. (pp. 1-8). Belo Horizonte: UFMG.

Thompson, J. B. (2011). Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes.

Publicado
2020-10-24
Como Citar
Souza, L. J. de, & Martins-Salandim, M. E. (2020). Um projeto de hermenêutica de uma coleção de livros: O professor de Matemática em Ação. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10474
Seção
Sessões Coordenadas