Um estudo da matemática escolar a partir do caderno de Maria
Resumo
Temos como tema apresentar discussões sobre as imagens de um caderno de tarefas do período de 1962 evidenciando à cultura escolar e observar se faz relação esta tem com o Programas de Ensino vigente. O caderno foi trabalhado no ano de 1962, em que contêm tarefas de diversos conteúdos do ensino. Temos como objetivo olhar como se dava o ensino a partir desse caderno. Para esta proposta traremos como referencial teórico-metodológico autores como Juliá, Chartier que explicitam sobre cultura escolar que é evidenciada como um componente importante na História Cultural. Será utilizado como recursos de estudo o documento oficial da época e o caderno de tarefas. Contudo, infere-se, então, a existência de relações entre os conteúdos vistos no caderno de tarefas e o programa de ensino primário.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado