Um estudo da matemática escolar a partir do caderno de Maria

  • Suele Lopes Lopes Pedroso Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa dos Santos UFMS

Resumo

Temos como tema apresentar discussões sobre as imagens de um caderno de tarefas do período de 1962 evidenciando à cultura escolar e observar se faz relação esta tem   com o Programas de Ensino vigente. O caderno foi trabalhado no ano de 1962, em que contêm tarefas de diversos conteúdos do ensino. Temos como objetivo olhar como se dava o ensino a partir desse caderno. Para esta proposta traremos como referencial teórico-metodológico autores como Juliá, Chartier que explicitam sobre cultura escolar que é evidenciada como um componente importante na História Cultural. Será utilizado como recursos de estudo o documento oficial da época e o caderno de tarefas. Contudo, infere-se, então, a existência de relações entre os conteúdos vistos no caderno de tarefas e o programa de ensino primário.

Biografia do Autor

Suele Lopes Lopes Pedroso, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Publicado
2019-04-25
Como Citar
Lopes Pedroso, S. L., & Simões Costa dos Santos, E. (2019). Um estudo da matemática escolar a partir do caderno de Maria. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6522
Seção
Sessões Coordenadas