Raízes das Narrativas: possibilidades de contribuição para a história da Educação Matemática
Resumo
O presente texto explora algumas ideias sobre as raízes da narrativa, intrínseca a diversas atividades humanas, discutindo-a a partir de uma analogia com as narrativas construídas por xamãs (líderes espirituais), caçadores e historiadores, abordando questões místicas das narrativas e seu papel na constituição da história, ficcional ou verídica, à luz de considerações de autores como Carlo Ginzburg, Nicolau Sevcenko e Benedito Nunes. Finalizamos apresentando e discutindo alguns exemplos de trabalhos acadêmicos que tiveram suas análises desenvolvidas segundo os aspectos aqui debatidos e que se apresentam como possibilidades ao uso de análise (narrativa) de narrativas na/para a História da Educação Matemática.
Referências
CURY, F. G.. Uma Historia da Formação de Professores de Matemática e das Instituições Formadoras do Estado do Tocantins. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011.
GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
NUNES, B. Narrativa Histórica e Narrativa Ficcional. In RIEDEL, D. C. (org.). Narrativa: ficção e história. Rio de Janeiro: Imago, 1988. p. 9-35.
PINTO, T. P.. Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2013.
SEVCENKO, N. No Princípio era o Rítmo: as raízes xamânticas da narrativa. In: RIEDEL, D. C. (org.). Narrativa: ficção e história. Rio de Janeiro: Imago, 1988. p. 120-136.
SILVA, H.. Centro de Educação Matemática: fragmentos de identidade. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.
VIANNA, C. R. Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado